Restando pouco mais de um ano para a conclusão de seu mandato, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) resolveu promover uma reforma administrativa. O projeto de lei foi encaminhado nesta semana para a Câmara de Vereadores.
A principal mudança da proposta é a extinção da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, criada no início da gestão com um objetivo bem específico: administrar todos os projetos relacionados ao tricentenário da cidade.
A maioria deles, aliás, não saiu do papel até a data comemorativa. Para justificar, o prefeito tem dito que sua gestão, como um todo, é alusiva ao aniversário.
No lugar da secretaria dos 300 Anos, duas novas serão criadas: a da Mulher e a do Turismo. Esta última será desmembrada da Secretaria de Cultura e Esporte.
Comandada por José Roberto Stoppa, a Secretaria de Serviços Urbanos também vai sumir. No lugar dela, será fortalecida uma estrutura já existente, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), que passará a ser vinculada à Secretaria de Obras.
Stopa vai ser o diretor-geral da empresa pública.
O projeto prevê ainda que a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano mude de nome. Passará a ser chamada de Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência.
Além disso, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável (IPDUS), hoje vinculado à Secretaria de Planejamento, voltará a ser ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
A Defesa Civil também troca de “casa”. Sai da Secretaria de Governo e passa a fazer parte da Secretaria de Ordem Pública.
Tudo isso só começa a valer depois que os vereadores aprovarem o projeto.