Variedades

Mudança no WhatsApp: usuário só pode reencaminhar mesma mensagem até cinco vezes

2 minutos de leitura
Mudança no WhatsApp: usuário só pode reencaminhar mesma mensagem até cinco vezes

Os usuários de dispositivo Android já estão recebendo a nova atualização do WhatsApp que é mais uma tentativa de combater a disseminação de notícias e informações falsas. O anúncio da reformulação foi feito nesta semana por executivos do aplicativo de mensagens instantâneas.

Com a nova mudança, o WhatsApp passa a limitar globalmente para cinco o número de vezes que um usuário pode reenviar uma mensagem para contatos ou grupos. Em breve, a atualização chegará ao iPhone.

A alteração expande a nível global uma medida que começou a ser aplicada em julho de 2018, na Índia, pois a disseminação de rumores em mídias sociais estavam resultando em assassinatos e tentativas de linchamento.

Assim, estes usuários tiveram reduzidas a cinco, o limite de reenvios. Quando o aplicativo foi criado, o limite praticado no mundo todo era de 250 mensagens. Mas acompanhando essa atualização feita para a Índia, caíram para 20 em todos os outros países.

De acordo com o anúncio sobre a reformulação, quando um usuário tentar encaminhar mensagens para mais de cinco contatos ou grupos, receberá uma mensagem informando o novo limite. O novo recurso já estava sendo testado desde dezembro, inclusive, usuários brasileiros foram notificados.

Esta é uma forma que os executivos encontraram para impedir o uso indevido da ferramenta que tem 1,5 bilhão de usuários e que a todo momento é utilizada para disseminar fotos e vídeos manipulados, boatos e notícias falsas.

Os executivos ressaltam que ele foi projetado para o envio de mensagens privadas – para conectar pessoas – e viabilizar negócios.

Por conta da enxurrada de informações falsas que eram capazes de manipular eleitorado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia sugerido à empresa o limite de cinco mensagens por pessoa.

Contas suspeitas foram derrubadas à época e recentemente, um novo recurso passou a sinalizar quais das mensagens recebidas foram encaminhadas ao usuário – a identificação fica no topo da mensagem, com a palavra “encaminhada”. Assim, o usuário sabe se foi escrita pelo contato com quem está conversando ou se advém de uma corrente viral.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes