MT já tem mais vacinados do que infectados com covid-19

Em Mato Grosso, já são 320 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e 11 mil com as duas doses

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Mato Grosso tem pela primeira vez um maior número de pessoas vacinadas do que infectadas pelo novo coronavírus. Na semana passada, foi atingido o patamar de 431.018 doses aplicadas em todo o Estado. São 320.442 pessoas com a primeira dose e 11.0576  com as duas doses.

A diferença hoje (19) em relação ao número de pessoas que contraíram o vírus está na casa de 88 mil. 

O pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Moisés Cecconello, diz que há uma tendência de que o número de pessoas imunizadas se mantenha à frente dos infectados daqui em diante. 

Essa possibilidade existe pela situação da pandemia atualmente em Mato Grosso, com o início da saída do pior momento da segunda onda de contágios diários e pela estimativa de que a vacinação continue em bom ritmo. 

“Isso não quer dizer que estamos em uma situação já segura. O contágio caiu por causa de medidas desvinculadas da vacinação. As pessoas já vacinadas com as duas doses estão na faixa etária dos 70 anos, que são as mesmas pessoas que já estavam em maior resguardo. O número de vacinados, no total, em Mato Grosso, ainda é muito baixo”, explica. 

Segundo o pesquisador, estudos indicam que uma queda mais consistente do contágio pode ser esperada quando 50% da população estiver vacinada. Isso significa que as medidas de biossegurança deverão ser mantidas pelo menos até esse patamar. 

“Se voltarem a aglomerar, teremos uma explosão de novo de casos. Enquanto não tivermos um percentual acima de 50% estamos sob o risco de novos picos”, comenta. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAções do Gefron no fim de semana causam prejuízo de R$ 1,5 milhão a criminosos
Próximo artigoIdoso é preso acusado de matar o atual marido da ex-mulher em MT