Principal

MT tem déficit de armazenagem de 35 milhões de toneladas

2 minutos de leitura
MT tem déficit de armazenagem de 35 milhões de toneladas
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão percorrendo Mato Grosso para fazer o recadastramento dos armazéns privados e verificar a capacidade de armazenagem em relação à produção. O estado registrou na safra 2016/17 o maior déficit de armazenagem na história – 35 milhões de toneladas. O número leva em consideração a margem da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que é de 20% em cima de tudo que se produz em grãos.

No estado serão visitados 26 municípios nos quais estão cadastrados 418 armazéns, com capacidade estática total de 5,3 milhões de toneladas. Os técnicos também vão atender 33 solicitações de cadastramento de armazenadoras em outros 15 municípios, somando 41 cidades recenseadas.

As principais regiões a serem visitadas são a sudeste e nordeste. Esta última é considerada a nova fronteira agrícola por possuir a maior área possível a ser convertida em lavoura. Nos levantamentos de safra da Conab é possível identificar um aumento de produção de 26% nas últimas três safras.

Números

No Brasil, a capacidade de armazenamento de grãos instalada é de 157,6 milhões de toneladas, o que significa dizer que no ciclo 16/17 faltou espaço para estocar 75 milhões das 232 milhões de toneladas de grãos produzidas – um déficit de mais de 32%. Se for considerada a margem de segurança da FAO, esse déficit aumenta para 120,8 milhões de toneladas.

Em recente entrevista ao LIVRE, o gerente de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Frederico Azevedo, avaliou a situação como um problema grave. “É como se tivéssemos uma fábrica de carros sem ter lugar para guardá-los ou uma confecção que não tem onde armazenar suas peças de roupa”, disse.

Outros estados

Além de Mato Grosso, a Conab também visita os municípios do Paraná neste mês. Lá o recenseamento foi subdividido em etapas, de acordo com o número de armazéns já cadastrados em cada região.

Nesta primeira fase, já em andamento, o censo será realizado em 79 municípios da mesorregião norte-central do estado. Segundo dados atuais da Conab, o Paraná é o segundo maior armazenador do país, responsável por aproximadamente 19% da capacidade estática nacional.

Todas as informações serão incluídas no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas e podem ser consultadas no site da Conab.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes