Cidades

MT tem 3º menor nível de isolamento social, mas até quando é possível ficar em casa?

Falta de dinheiro e estresse são os responsáveis? E quanto aos que não têm onde se refugiar?

4 minutos de leitura
MT tem 3º menor nível de isolamento social, mas até quando é possível ficar em casa?
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Na semana em que muitas autoridades públicas começarão a rever as medidas de quarentena adotadas contra a disseminação do coronavírus, um dado estatístico feito pela plataforma In Loco demonstra que pelo menos 53,3% da população mato-grossense já não tem cumprido as regras do isolamento social há algum tempo.

A plataforma analisou dados de celulares e verificou que, na última semana, o nível de isolamento social em Mato Grosso foi bem abaixo do ideal – cerca de 70%. Por aqui,  apenas 46,6% da população se mantinha em casa.

Com este resultado, Mato Grosso é terceiro Estado do país com menor índice de isolamento da população.

Plataforma de geolocalização via celular constatou que apenas 46,6% da população mato-grossense estava em isolamento social na última semana (Fonte: In Loco)

Para o professor mestre em Saúde Pública, Carlos Henrique Macena Barbosa, diversos fatores colaboram para que o descumprimento da ordem “fique em casa” seja evidente em Mato Grosso.

“Como o Estado não está entre os com maior nível de contágio do coronavírus, algumas pessoas concluíram que o perigo não é tão grande assim”.

No começo, o caos

Barbosa explica que no primeiro momento da pandemia, o até então desconhecido novo coronavírus gerou o apavoramento, fator que foi impulsionado pelo excesso de fake news que circularam nas redes sociais.

Agora, segundo o professor, o que predomina é a incerteza e a instabilidade em relação ao futuro.

Professor Mestre em Saúde Pública Carlos Henrique Macena Barbosa avalia que o “fique em casa” não pode ser a única medida de saúde pública (Foto: Divulgação)

“O isolamento nos primeiros dias pode até ter sido comprado de maneira mais intensa, mas com o passar do tempo algumas questões vão acontecendo, como a falta de dinheiro e o estresse”.

Ficar em casa com os problemas financeiros se evidenciando tem provocado as pessoas a buscar meios de sobrevivência. Mas a busca se dificulta em meio ao comércio fechado – medida que já dura cerca de um mês – e a economia paralisada.

“Muitas pessoas estão ficando descrentes de que vão ficar doentes” e, segundo Barbosa, este é o perigo, já que Mato Grosso ainda não chegou ao pico de contágio.

Para o pesquisador, aliás, o fato de o pico ainda não ter sido atingido é justamente uma razões que evidenciam a necessidade de as autoridades reforçarem as medidas de isolamento.

Ficar em casa é possível?

Na avaliação de Barbosa, o isolamento social é cientificamente a solução mais viável neste momento, quando ainda não existe remédio e nem vacina contra a covid-19.

Por outro lado, o professor acredita ser um erro massificar e generalizar o “fique em casa” como se fosse uma proposta de saúde.

“O isolamento social é fator preponderante para o desfecho positivo dessa pandemia gravíssima. Porém, esse ‘fique em casa’ não leva em consideração as peculiaridades, as gravidades que se têm na sociedade brasileira quanto ao acesso à cidadania. Então, fica muito simplista e imediatista”.

Ranking demonstra que MT tem 3º menor nível de isolamento social no país (Fonte: In Loco)

Barbosa lembra que a frase que tem sido repetida incansavelmente em todos os níveis, muitas vezes, propagada por celebridades que aparecem em programas de televisão dando o recado de suas casas confortáveis, com amplos quintais, muito dinheiro e meios para passar bem a pandemia.

“Mas e as pessoas que moram em favelas, por exemplo, onde dois cômodos acomodam 15 pessoas, sem quintal, sem jardim, sem esgoto?”, questiona o professor, destacando como  o “fique em casa” pode expor a população a situações insalubres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes