MT tem 10 vezes mais casos de covid-19 do que o divulgado, estima secretário

Mato Grosso teria hoje cerca de 600 pessoas que tiveram quadro assintomático da doença, ou sintomas leves

Gilberto Figueiredo: testes não alcançam a grande maioria dos infectados pelo coronavírus (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O número de contágio de covid-19 em Mato Grosso é até dez vezes maior do que a notificação que a Secretaria de Saúde (SES) faz. Neste momento, portanto, o Estado teria até 600 pessoas com o coronavirus no organismo, mas apenas 10% estão sendo acompanhados oficialmente. 

A estimativa foi confirmada nesta segunda-feira (6) pelo secretário Gilberto Figueiredo. Ela segue um cálculo do Ministério da Saúde, que aponta de 9 a 10 casos subnotificados no Brasil para cada resultado positivo para a doença. 

“Nós temos um iceberg de casos subnotificados. Essa é uma estatística que vem sendo considerada desde o início. Isso significa que neste momento que nós estamos com 60 casos confirmados, muito provavelmente existam outros 600 pacientes que não enxergamos”, disse. 

Contágio leve

O quadro desconhecido, no entanto, seguiria o padrão mais leve de contágio. São pacientes que contraíram o vírus e ficaram assintomático ou o quadro não evolui para a situação grave.  

Eles já começariam a entrar na estimativa da SES de que até 80% das pessoas que tiveram contato com o vírus não apresentarão sintomas severos. 

“São pacientes que já foram infectados e não tiveram os sintomas e não fizeram nenhum tipo de tratamento”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQuarentena em casa: a organização é o primeiro passo para vencer a ansiedade
Próximo artigoMulher é amarrada e estuprada dentro de casa, sob ameaça de morte