Especial

MT sobe uma posição em Ranking de Competitividade, mas despenca em três pilares

2 minutos de leitura
MT sobe uma posição em Ranking de Competitividade, mas despenca em três pilares
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Apesar de ter subido uma posição na edição de 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, Mato Grosso apresentou queda drástica nos quesitos “infraestrutura”, “solidez fiscal” e “capital humano”.

Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estudo aponta que o resultado positivo só foi alcançado devido a significativa melhora em pilares como “segurança pública” e “inovação”, que impulsionaram o Estado para 11º lugar entre as 27 Unidades Federativas do país.

Na edição anterior, divulgada em 2017, Mato Grosso estava em 12º. Mesmo com a elevação de uma posição no ranking, contudo, o Estado ainda está uma posição abaixo da colocação que conquistou em 2016, primeiro estudo que avaliou a gestão de Pedro Taques (PSDB) à frente do Executivo Estadual.

[featured_paragraph]Mato Grosso subiu quatro posições nos quesitos segurança pública e inovação, passando de 18º para 14º e 21º para 17º, respectivamente. Em segurança pública, a alta foi proporcionada, sobretudo, pela redução do déficit carcerário e melhora no indicador de segurança patrimonial. Já em inovação, por investimentos em pesquisa e desenvolvimento.[/featured_paragraph]

Além disso, o Estado também melhorou nas áreas classificadas como “potencial de mercado”, “eficiência da máquina pública” e “sustentabilidade ambiental”. Nas duas primeiras, evoluiu duas posições em cada, passando de 9º para 7º e 11º para 9º, respectivamente, e na terceira subiu do 25º para o 24º lugar.

Por outro lado, o Estado caiu sete posições em “infraestrutura”, despencando da 8ª para 15ª posição, seis em “solidez fiscal”, passando de 8ª para 14ª, e cinco em “capital humano”, quesito em que passou do 10º lugar para o 15º.

Em “sustentabilidade social” e “educação”, Mato Grosso manteve posições intermediárias, sendo elas 11ª e 12ª, respectivamente.

Avaliação da gestão pública

Elaborado em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados tem por objetivo avaliar a gestão pública do país.

O estudo é pautado em 68 indicadores distribuídos por dez áreas-chave, sendo elas Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

LEIA MAIS

MT é destaque em três quesitos do Ranking de Competitividade, sendo negativo em dois deles

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes