MT registra o maior crescimento da produção industrial no país

De acordo com o IBGE, cinco Estados já estão acima do patamar pré-pandemia e Mato Grosso é o terceiro colocado, empatado com Santa Catarina

(Foto: Pixabay)

Mato Grosso teve o maior crescimento da produção industrial entre 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística (IBGE). O levantamento foi realizado na passagem de outubro para novembro de 2021 e divulgado nesta sexta-feira (14).

De acordo com os dados, o setor no Estado cresceu 14,6%, um percentual bem acima do segundo e terceiro colocados: Santa Catarina (5,0%) e Pará (3,5%).

Segundo o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, o crescimento de dois dígitos de Mato Grosso ocorreu graças ao bom desempenho do setor de alimentos, com a retomada de importantes unidades produtivas que estavam paralisadas e a melhora nas exportações das carnes com o fim do embargo chinês.

LEIA TAMBÉM

“Cinco Estados já estão acima do patamar pré-pandemia. Minas Gerais está 5,2% acima do patamar de fevereiro de 2020; Rio Grande do Sul está 3,9%; Mato Grosso e Santa Catarina, ambos com 3,3% acima; e Paraná com 1,8%”, detalhou.

Em relação a novembro do ano passado, Mato Grosso também se destacou, registrando alta de 28%, o que deixou o Estado a frente do Espírito Santo (4,7%), Rio de Janeiro (4,6%), Pará (2%) e Rio Grande do Sul (1,4%).

Queda nacional

Apesar do resultado positivo de Mato Grosso, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) apontou que, na média nacional, a produção industrial brasileira encolheu 0,2% de outubro para novembro de 2021.

Das 15 regiões pesquisadas, oito apresentaram quedas. Os maiores recuos ocorreram no Amazonas (-3,5%), Ceará (-2,5%) e Rio de Janeiro (-2,2%).

Na comparação com novembro de 2020, 10 locais tiveram recuo, sendo os maiores anotados na Bahia (-15,7%), Amazonas (-13,0%), Ceará (-11,1%) e Região Nordeste (-10,5%).

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÉ golpe
Próximo artigoBatman não será herói convencional em novo filme, diz Robert Pattinson