Negócios

MT registra o maior crescimento da produção industrial no país

De acordo com o IBGE, cinco Estados já estão acima do patamar pré-pandemia e Mato Grosso é o terceiro colocado, empatado com Santa Catarina

1 minuto de leitura
MT registra o maior crescimento da produção industrial no país
(Foto: Pixabay)

Mato Grosso teve o maior crescimento da produção industrial entre 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística (IBGE). O levantamento foi realizado na passagem de outubro para novembro de 2021 e divulgado nesta sexta-feira (14).

De acordo com os dados, o setor no Estado cresceu 14,6%, um percentual bem acima do segundo e terceiro colocados: Santa Catarina (5,0%) e Pará (3,5%).

Segundo o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, o crescimento de dois dígitos de Mato Grosso ocorreu graças ao bom desempenho do setor de alimentos, com a retomada de importantes unidades produtivas que estavam paralisadas e a melhora nas exportações das carnes com o fim do embargo chinês.

LEIA TAMBÉM

“Cinco Estados já estão acima do patamar pré-pandemia. Minas Gerais está 5,2% acima do patamar de fevereiro de 2020; Rio Grande do Sul está 3,9%; Mato Grosso e Santa Catarina, ambos com 3,3% acima; e Paraná com 1,8%”, detalhou.

Em relação a novembro do ano passado, Mato Grosso também se destacou, registrando alta de 28%, o que deixou o Estado a frente do Espírito Santo (4,7%), Rio de Janeiro (4,6%), Pará (2%) e Rio Grande do Sul (1,4%).

Queda nacional

Apesar do resultado positivo de Mato Grosso, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) apontou que, na média nacional, a produção industrial brasileira encolheu 0,2% de outubro para novembro de 2021.

Das 15 regiões pesquisadas, oito apresentaram quedas. Os maiores recuos ocorreram no Amazonas (-3,5%), Ceará (-2,5%) e Rio de Janeiro (-2,2%).

Na comparação com novembro de 2020, 10 locais tiveram recuo, sendo os maiores anotados na Bahia (-15,7%), Amazonas (-13,0%), Ceará (-11,1%) e Região Nordeste (-10,5%).

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes