Cidades

MT registra dois casos da variante inglesa do novo coronavírus

Casos foram confirmados nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde. Pacientes são de Cuiabá e Primavera do Leste

2 minutos de leitura
MT registra dois casos da variante inglesa do novo coronavírus
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Dois casos de contágio por uma variante do Sars-Cov 2 foram identificados em Mato Grosso. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os pacientes são de Cuiabá e Primavera do Leste (240 km de Cuiabá). 

Conforme o secretário-adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, o epidemiologista Juliano Melo, a cepa variante foi primeiro identificada no Reino Unido e recebe o nome de vírus inglês. Casos já foram registrados em 50 países. 

A pesquisa com dados de Mato Grosso foi divulgada hoje. A análise é realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Rede Corona-Ômica, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Hermes Pardini, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

No caso da cepa inglesa, os pesquisadores sequenciaram 25 genomas pertencentes à variante – conhecida cientificamente como B.1.1.7. – em análise de mais de 740 mil exames. 

O epidemiologista Juliano Melo afirma que a presença da variante inglesa pode aumentar a transmissibilidade do vírus em Mato Grosso. Contudo, até momento, não há evidencias sobre o aumento da letalidade. 

“Cada linhagem do vírus apresenta mutações internas e esse é o comportamento natural do vírus. O que preocupa é que essa linhagem da B.1.1.7. tem um potencial maior de transmissão, sendo em torno de 50% mais transmissível do que as linhagens anteriores”, explicou. 

Além de Cuiabá e Primavera do Leste, a variante foi identificada em Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Araxá (MG), Barbacena (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Aracajú (SE), São Paulo (SP), Americana (SP), Santos (SP), Valinhos (SP), São Sebastião do Passe (BA) e Barra do São Francisco (ES). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes