Cidades

MT registra aumento de 38% na média de óbitos por covid-19 em maio

E apesar disso, a situação ainda está melhor do que esteve em março e abril deste ano, os piores meses desde o início da pandemia

1 minuto de leitura
MT registra aumento de 38% na média de óbitos por covid-19 em maio
(Foto: Endilson Aguiar/O LIVRE)

Maio terminou com 738 mortes por covid-19 em Mato Grosso. O número é 38,5% maior que a média de obitos mensais registrada até agora. Se considerarmos todo o período da pandemia, em média, o Estado teve 532 falecimentos por mês.

Ainda assim, a crise sanitária vive uma melhora em comparação com os dois meses anteriores. Março e abril foram os piores meses para os mato-grossenses desde o início da pandemia.

Em março, foram registrados 1.305 mortes. Em abril, foram 1.501.

Os dados estão no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos cartórios do país. E eles ainda podem sofrer mudanças. O prazo legal para comunicação de óbitos à plataforma nacional é de até 12 dias.

2020 vs 2021

Na comparação com maio do ano passado, o aumento de mortes por covid-19 é ainda mais gritante: 2.445%.

Em maio de 2020, Mato Grosso registrou somente 29 mortes. O contexto, no entanto, era bem diferente. A covid-19 havia chegado no Estado há pouco tempo e praticamente todas as cidades haviam decretado regras rígidas de isomaneto social e fechamento de atividades econômicas.

Apesar disso, nove Estados brasileiros apresentam redução, quando os números são comparados com o mesmo período do ano passado.

No Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% dos óbitos em comparação com o mesmo mês de 2020.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes