Mato Grosso gerou 21 mil novos postos de trabalho em 2020

Paralisação econômica do mercado foi quebrada pelo comércio, que impulsionou as contratações

EBC

Mato Grosso encerrou o ano da pandemia com saldo positivo de 21.970 novos empregos em relação a 2019. O setor que mais contribuiu para o número favorável foi o comércio, com 9.238 novas vagas, o que equivale a 42% do total gerado no período

Os dados são do Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nessa sexta-feira (29) pelo Ministério da Economia. 

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, as medidas econômicas adotadas pelos governos contribuíram para a manutenção do emprego e da renda das famílias num ano em que a economia ficou a maior parte do tempo paralisada para a maioria dos setores. 

Presidente da Fecomércio de MT, José Wenceslau de Souza Júnior diz que medidas governamentais auxiliaram o setor.

“As ações tanto do governo estadual quanto das prefeituras em não estender o lockdown contribuíram para a preservação do emprego. Os benefícios concedidos à população mais carente ajudaram a fomentar a economia local, em especial o comércio da região”, argumentou o presidente da Fecomércio-MT.

Mato Grosso foi o segundo que mais contratou na região Centro-Oeste, atrás apenas de Goiás (26.258) e à frente de Mato Grosso do Sul (14.173) e Distrito Federal, que teve saldo negativo de 11.353 no número de novos trabalhadores no acumulado do ano. 

Em todo país também houve um saldo positivo de 142.690 vagas de emprego com carteira assinada no período. Santa Catarina e Paraná tiveram o maior saldo – 53.050 e 52.670, respectivamente. Pará e Minas Gerais aparecem em seguida – com 32.789 e 32.717 cada um. Nove Estados tiveram queda no número de empregos criados.   

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGestão ambiental: verde ressurge no Parque Águas Quentes
Próximo artigoNinguém acerta Mega-Sena e prêmio vai para R$ 25 milhões