Variedades

MT Escola de Teatro tem atraído alunos de outros lugares do Brasil

3 minutos de leitura
MT Escola de Teatro tem atraído alunos de outros lugares do Brasil

Quando foi inaugurada em novembro de 2016, a MT Escola de teatro materializava um sonho de vários artistas mato-grossenses que ansiavam por capacitação e formação ao frequentar cursos regulares na área das artes cênicas. Mas eis que tempos depois, para coroar essa demanda, uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), garantiu que estes alunos teriam direito a um diploma pelo Curso Superior de Tecnologia em Teatro.

E foi então, que em pouco tempo, a MT Escola de Teatro tornou-se um importante polo de formação e agora, vem atraindo não só alunos da região metropolitana, como também de cidades que se localizam nos extremos do Estado e de gente que vem de longe, como os calouros que vêm de Rondônia, Goiás e do Distrito Federal. Do interior de Mato Grosso, chegam semanalmente a Cuiabá para as aulas no fim de semana, alunos de Rondonópolis, Colniza, Pedra Preta e Chapada dos Guimarães, dentre outros. As aulas do primeiro semestre deste ano tiveram início no dia 08 de março.

É com muita alegria e satisfação que o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, recebe esses alunos e celebra o reconhecimento da MT Escola de Teatro. “Esse vestibular foi bastante diferente, tivemos alunos vindos do interior de Mato Grosso e de outros Estados. Isso nos mostra o tamanho da importância da MT Escola de Teatro e do nosso trabalho na viabilização desse projeto. É muito gratificante poder inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho “, declara.

Ana Paula vem de Rondonópolis para capital

Para Ana Paula Dias Oliveira, de 33 anos, moradora de Rondonópolis (217 km de Cuiabá), estudar produção cultural era um sonho distante. “Sempre gostei da área, sempre pesquisei sobre o assunto, mas nunca trabalhei no ramo. O mais próximo do tema que já tive foi trabalhando com decoração de festas infantis. Estou na terceira semana do curso e maravilhada com tudo. É um lugar onde sinto vontade de estar”, revela.

Eliane Gomes é moradora de Pedra Preta

Já a professora Eliane Gomes Fonseca, de 25 anos, moradora da cidade de Pedra Preta (244 km de Cuiabá), decidiu fazer o curso de direção após se descobrir dirigindo seus alunos em peças de teatro. “Estou me esforçando muito para conseguir conciliar o trabalho e o curso e está valendo muito a pena. Já conhecia alguns dos professores, pois participei de cursos de extensão aqui no ano passado. Sempre quis estudar, fazer teatro e troquei o curso de atuação pelo de direção. Pretendo estudar teatro a minha vida toda”, conta.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes