Cidades

“MT é um retrato três por quatro de uma foto maior que é o Brasil”, diz cofundador do Agora!

3 minutos de leitura
“MT é um retrato três por quatro de uma foto maior que é o Brasil”, diz cofundador do Agora!

Cofundador do movimento Agora!, o cientista político Leandro Machado vê Mato Grosso como um “retrato três por quatro de uma foto maior que é o Brasil”, no que diz respeito ao desgastado cenário político e seus escândalos de corrupção. Machado está em Mato Grosso para o primeiro encontro do movimento no Estado, que será realizado nesta sexta-feira (27), às 19h, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), em Cuiabá.

“Quando você olha o retrato menor, você vê os mesmos vícios, as mesmas relações espúrias entre poder público e empresas corruptoras e o mesmo descompromisso dos agentes públicos com a população”, disparou o cofundador, que é mato-grossense, em entrevista ao LIVRE.

Para ele, entretanto, no caso de Mato Grosso é ainda mais triste. “Um estado enorme geograficamente, que produz tanto e tem uma população proporcionalmente pequena, que poderia ser o melhor estado do país, o mais rico em todos os sentidos se não fosse essa corja de bandidos roubando dinheiro. É triste ver nossas oportunidades desperdiçadas”.

O cientista analisa da mesma forma o cenário para as eleições deste ano. “Mato Grosso é um microcosmo do Brasil. Não temos nada de novo e por uma razão muito simples: quiseram que fosse assim. Os deputados e senadores articularam isso e fizeram com que isso acontecesse. Mexeram nas leis para que todas as portas fossem fechadas para renovação”.

Eleições 2018

De acordo com ele, é com foco nesta renovação que neste ano o Agora! lança candidatos a cargos eletivos, depois de dois anos discutindo com a sociedade uma agenda com propostas concretas para solucionar os problemas. A agenda, inclusive, será divulgada em dez de agosto com cinco temas prioritários, sendo eles saúde, educação, segurança, tecnologia de governo e combate à desigualdade.

Até o momento, o movimento conta com 18 pré-candidatos, que nunca tiveram mandato eletivo e são livres para ser de qualquer partido. “Não temos nenhuma conexão partidária especifica, mas assinamos dois termos que dão algumas garantias para os pré-candidatos do Rede e do PPS, então a maioria está nessas duas legendas. Dentre essas garantias estão a independência para levar nossa agenda e o mesmo tratamento dos filiados regulares”.

Em Mato Grosso, o Agora! será liderado pelo pré-candidato a deputado federal Marco Marrafon (PPS). “Nossa perspectiva é que o movimento cresça e se enraíze no Estado e acredito que isso pode impactar na agenda do Agora! em nível nacional, ajudar a trazer ideias novas. O estado está precisando bastante por tudo que aconteceu na política nos últimos anos”.

 O Agora!

O Agora! é um movimento sem fins lucrativos e sem vinculação partidária que apoia a formação de novas lideranças políticas e a implementação de ações com o objetivo de tornar o Brasil um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.

Atualmente, o Agora! conta com 100 membros de 17 estados brasileiros, além de sete mil voluntários, cerca de 500 parceiros e mais de 60 mil seguidores no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes