MT é o 7º Estado do país com maior número de pessoas filiadas; índice é superior ao Nacional

Com 2,3 milhões de eleitores, Mato Grosso possuí mais de 361 pessoas filiadas a um dos 35 partidos políticos com registro na Justiça Eleitoral

(Foto: Divulgação)

Com 2,3 milhões de eleitores, Mato Grosso possuí mais de 361 mil pessoas filiadas a um dos 35 partidos políticos com registro na Justiça Eleitoral, o que representa 15% do eleitorado do Estado. O índice de 15% é superior ao Nacional e coloca o Estado no 7º lugar no ranking do país.

Na frente de Mato Grosso estão Tocantins (19%), Amapá (18%), Santa Catarina (17,4%), Roraima (17,3%), Rio Grande do Sul (16,9 %) e Mato Grosso do Sul (16,3%). Os números estão presentes na estatística atualizada em maio deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Estado, os 5 partidos com o maior número de filiados são DEM, MDB, PSDB, PPS e PR. Historicamente berço da família Campos e atualmente com lideranças como o deputado federal Fábio Garcia, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao Governo, Mauro Mendes, o DEM conta com 56.650 filiados.

Em segundo lugar surge o MDB, legenda do deputado federal Carlos Bezerra e da deputada estadual Janaina Riva. A sigla possuí 40.352 filiados. O PSDB, partido ao qual pertence o governador Pedro Taques, aparece na sequência, com 33.954 pessoas.

O PPS, presidido pelo ex-secretário de Estado de Educação Marco Marrafon, tem 29.740 filiados e o PR, que conta com o senador e pré-candidato ao Governo, Wellington Fagundes, possuí 28.667.

As siglas com o menor número de filiados em Mato Grosso são o PCB, com apenas 7, o PCO, com 20 e o PSTU, com 91.

(Atualizada às 08:56)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

3 COMENTÁRIOS

  1. PARECE ERRO DIGITAÇÃO
    onde se lê 361 pessoas [sem “mil”] deveria ser 361 mil pessoas.
    15% de 2,3 milhões eleitores seria 345 mil.
    15% de 2,4 milhões de eleitores seria 360 mil.

  2. Isso não ajuda em nada, sou filiado e nunca pude me candidatar, a cúpula do partido só deixa que aceita às imposições, por isso digo que não é o partido que é ruim, mas as pessoas que dominam, tem que haver candidatura independente de reta no TSE para que possamos mudar o país e a política.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTatuador faz bolão da copa com premiação de 50% a 100% de desconto em tatuagem
Próximo artigoArmas para todos!

O LIVRE ADS