MT e 9 Estados: avanço da vacinação reduz ocupação de UTIs

Mato Grosso teve queda de 11% na quantidade de pacientes internados e Cuiabá tem a segunda melhor média do Brasil

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Mato Grosso e outros 9 Estados tiveram queda na taxa de ocupação de UTIs para pacientes com covid-19. O dado consta em uma edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

Segundo o documento, em Mato Grosso o indicador saiu de 86%, em 21 de junho, para 75% no dia 28 do mesmo mês. Uma redução de 11%.

Também estão na lista: Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Mato Grosso do Sul. Neste Estados a queda, de acordo com a Fiocruz, foi pelo menos 5%.

Entre as Capitais, junto a outras quatro cidades, Cuiabá está fora da zona de alerta quanto à taxa de ocupação dos leitos, com 51% deles indisponíveis no momento. É o segundo melhor indicador do Brasil.

Neste grupo também estão Rio Branco (48%), Belém (52%), Macapá (58%) e João Pessoa (58%).

Vacinação explica

A tendência se explica “pela campanha de vacinação, que priorizou os grupos de maior risco ou de maior exposição, como idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde e de diversas outras profissões”, diz a Fiocruz.

O que não é motivo para se descuidar, alerta a Fundação. “A transmissão permanece em patamares elevados, gerando casos mais graves entre os grupos populacionais não vacinados”, completa.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEnem digital: simulados ajudam estudantes a entender novo formato da prova
Próximo artigoPDT aciona TJMT para barrar entrega de território de Leverger a Jaciara