MT adota isolamento vertical

Setores econômicos, a maioria já no limite, poderão voltar à atividade em MT, mas com medidas rigorosas de controle

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O novo decreto editado pelo governador Mauro Mendes (DEM) e publicado na tarde desta quarta-feira (22) será o primeiro passo para a retomada das atividades dos setores econômicos em Mato Grosso.

A regra agora é isolamento vertical – mantendo em casa apenas pessoas dos grupos de risco – mas com a população tendo que reforçar os cuidados na hora de ir às compras, como uso de máscaras e distanciamento de 1,5 metro.

Aos municípios, Mauro recomendou que decretos com medidas mais duras do que as contidas no novo decreto estadual precisam ser justificadas com base em recomendação da autoridade sanitária local.

Em relação ao controle e fiscalização sobre o uso de máscaras, Mauro determinou que a Polícia Militar, o Procon e a Vigilância Sanitária façam esse trabalho, principalmente nos comércios.

Contudo, multas só poderão ser aplicadas após visita orientativa aos estabelecimentos privados.

O decreto também estabeleceu como critério o limite de 60% da taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS no Estado. Enquanto a ocupação estiver abaixo deste nível, as medidas deverão se manter flexíveis.

As medidas adotadas hoje por Mauro vão ao encontro do que grande parte dos municípios tem realizado nos últimos dias – que é garantir que a atividade econômica volte a funcionar – dentro de padrões rigorosos de proteção contra o coronavírus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTaxista recebe homenagens de equipe de hospital por transportar pacientes gratuitamente
Próximo artigoNetflix previu a atual pandemia em série documental e muita gente está em “choque”