14 de abril de 2026 16:46
CidadesCuiabáLeis e JustiçaMato GrossoPolítica

MPF quer saber como a Prefeitura de Cuiabá gastou dinheiro da União para saúde

Emanuel Pinheiro
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O Ministério Público Federal (MPF) passou a acompanhar o trabalho da intervenção na Saúde em Cuiabá. O órgão quer saber como o dinheiro que a prefeitura recebeu do governo federal foi gasto. 

O acompanhamento será feito pela procuradora da República, Denise Müller Slhessarenko. Ela diz que a prefeitura não tem repassado dinheiro para a manutenção de unidades de saúde, sob a responsabilidade financeira da União. O procedimento administrativo foi instaurado hoje (20). 

A procuradora relembrou casos de atrasos, em 2020, para o Hospital do Câncer (HCan) e à ala de proteção à maternidade e à infância do Hospital Geral. Segundo ela, os atrasos persistem apesar de “diversas decisões judiciais” para a quitação da dívida. 

“O ente simplesmente não efetua os repasses conforme aprazado, nem efetua o pagamento dos débitos pretéritos, gerando risco concreto de interrupção dos serviços prestados por essas unidades hospitalares em flagrante prejuízo à população cuiabana”, disse. 

O custeio da saúde pública é feito pelos três níveis de governo – municipal, estadual e federal. Eles são responsáveis pelos serviços conforme a complexidade dos casos. No SUS, o sistema é classificado por atenção básica, secundária e terciária.  

A prefeitura recebe o dinheiro dos outros dois níveis de governo para a aplicação. 

O desembargador Orlando Perri disse em seu voto, no julgamento do processo de intervenção pelo Órgão Especial, que em 2020 e 2021 a Prefeitura de Cuiabá teria gastado menos 60% do dinheiro que o governo federal mandou para o município. 

Também foram os anos em que mais dinheiro todos os municípios no país receberam do governo federal para enfrentar a situação de crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. 

 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Barraca de baguncinha pega fogo e bombeiros são acionados em Várzea Grande

Equipe conseguiu conter o avanço das chamas e evitar que o fogo atingisse outras barracas e estruturas adjacentes
Política

Medeiros quer criar aplicativo para consulta de antecedentes de violência contra a mulher

Mecanismo dá às mulheres acesso rápido ao histórico criminal de parceiros
Geral

Bombeiros resgatam paciente em surto após fuga de hospital em Confresa

Homem foi localizado em via pública, contido com segurança e levado de volta à unidade de saúde
Crônicas Policiais

Câmeras do Vigia Mais MT flagram caminhão furtado na Avenida das Torres e PM recupera veículo

Caminhão VW/6.90 foi identificado por sistema de leitura de placas; cerco policial foi montado na rotatória do Córrego do Barbado em tempo real