Carregando...
Cidades

MP quer afastar de cargo prefeitos que descumprirem decreto em MT

Foto de Redação
Redação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está realizando um levantamento de todos os decretos municipais que tratam das medidas de prevenção à covid-19 e adotará as medidas cabíveis em relação aos prefeitos que descumprirem as restrições estabelecidas no Decreto Estadual 836/2021. Segundo o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, eventual descumprimento da norma implicará em responsabilização cível e criminal.

“O Judiciário foi claro e objetivo ao atender nossa Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a liminar aplica-se a todos os municípios, inclusive a Cuiabá. Os prefeitos que descumprirem serão responsabilizados por crime de desobediência e por eventual ato de improbidade administrativa. Não vamos aceitar desordem. Se não concordam com a decisão podem recorrer, mas jamais descumprir. Se insistir em descumprir, pediremos o afastamento do cargo”, enfatizou o procurador-geral de Justiça.

Na quarta-feira passada, o desembargador Orlando de Almeida Perri concedeu liminar ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso determinando ao município de Cuiabá que revogasse os dispositivos do decreto municipal que contrariavam as medidas restritivas estabelecidas no decreto estadual. A principal divergência diz respeito às condições que devem ser observadas para o funcionamento de todas as atividades e serviços.

No mesmo dia, o MP notificou o município de Várzea Grande para que fosse revogado parte do respectivo decreto municipal. Uma ação civil pública também foi proposta para garantir a uniformidade e harmonização das medidas de prevenção à covid-19 na região metropolitana. O município de Várzea Grande assegurou ao MP a edição de um novo decreto. Na quinta-feira, a administração municipal de Nova Mutum também foi notificada pelo MPMT sobre o mesmo assunto.

(Da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Economia

Após 20 anos, China reconhece Brasil como livre de febre aftosa e abre mercado para carne com osso

Decisão histórica alavanca exportações de produtos bovinos e suínos. Anúncio foi feito nesta terça-feira (2) durante visita do ministro das Relações Exteriores a Pequim
Economia

Petrobras adere a subsídio do Governo, mas sobe preço na mesma proporção e anula desconto

Estatal ofereceu abatimento de R$ 1,12 pelo litro do diesel, mas anunciou reajuste no mesmo valor. Manobra mantém o preço congelado em R$ 3,30 para as distribuidoras
Geral

Brasil registra 150 mil casos de violência contra população de rua em 10 anos; 70% não pedem ajuda

Estudo da UFMG revela que números oficiais são apenas a ‘ponta do iceberg’. Pretos, pardos e jovens são as principais vítimas de agressões nos espaços urbanos
Esportes

Seleção Brasileira desembarca nos EUA para a Copa e Ancelotti avisa: ‘Vamos competir com as melhores’

Comitiva chegou a Nova Jersey nesta terça-feira (2) e já realiza o primeiro treino no fim da tarde. Estreia no Mundial acontece no dia 13 de junho, contra o Marrocos