MP processa ex-governador de MT por compra de faculdade da família de Gilmar Mendes

Reprodução/ONG Moral

Gilmar Mendes com José Riva e Silval Barbosa

Ex-deputado José Riva, Silval Barbosa e Gilmar Mendes: para o Ministério Público, houve fraude em estatização de faculdade de ministro

O Ministério Público de Mato Grosso propôs no último dia 22 um processo contra o ex-governador Silval Barbosa e outros quatro deputados pela compra de uma faculdade privada chamada Uned – União de Ensino Superior de Diamantino Ltda, pertencente à família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O autor da ação é o promotor Daniel Balan Zappia, lotado na cidade de Diamantino. Ele pede o ressarcimento total de R$ 10,7 milhões por ilícitos morais e administrativos cometidos pelos políticos.

Além de Silval, também são alvos da ação o deputado estadual Adriano Aparecido da Silva, o advogado Francisco Faiad, o docente da instituição Ariel Lopes Torres e o ex-secretário adjunto de Administração José de Jesus Nunes Cordeiro.

Uned

A compra pelo governo do Estado da Universidade ligada à família do ministro Gilmar mendes já foi alvo de questionamentos anteriormente.

O Livre mostrou, em outubro do ano passado, que a ONG Moral pediu ao Ministério Público Federal que apurasse o processo de estatização da faculdade de Gilmar.

A ONG afirmou que a compra, que consumiu R$ 7,7 milhões dos cofres estaduais, aconteceu “em troca” da contratação do Instituto de Direito Público (IDP), que também pertence a Gilmar Mendes, pela Assembleia Legislativa, com o objetivo de fazer um “concurso simulado para regularizar a situação de mais de mil pessoas que seriam demitidas”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDefesa de Lula pode recorrer de decisão do TRF4 que manteve condenação
Próximo artigo“Tiro de .50 na corrupção”, diz Bolsonaro sobre condenação de Lula