Mato Grosso

MP investiga suposta omissão em dados da covid em Mato Grosso

Investigação parte de uma notícia de fato do Ministério Público Federal, que aponta suposta falta de transparência em números

2 minutos de leitura
MP investiga suposta omissão em dados da covid em Mato Grosso
(Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) abriu um inquérito civil para apurar a veracidade das informações publicadas nos boletins epidemiológicos sobre o contágio diário pelo novo coronavírus. 

A portaria que informa o procedimento diz que a investigação parte de uma notícia de fato registrada pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre suposta omissão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em dados divulgados. 

O MPF apontaria para “suposta falha na transparência de informações dos boletins epidemiológicos da covid-19″, mas não há detalhe se o caso afetaria os registros de contágios, internação ou mortes pela infecção, por exemplo. 

“Possibilidade de prejuízos à coletividade”

O Ministério Público do Estado diz que a investigação é justificada pois “as possíveis omissões representam a possibilidade de prejuízos à coletividade no tocante ao risco evidente de compreensão e transparência necessárias ao público sobre os dados da pandemia”. 

No ano passado, a SES divulgou dois boletins extras com dados que atualizaram o histórico da pandemia em Mato Grosso. O primeiro foi publicado em novembro e acrescentou dois mil casos novos no acumulado e 70 mortes. 

segundo boletim extra foi publicado no fim de dezembro e houve revisão no número de mortes. A secretaria diz que a atualização de dados juntou aos municípios identificou 60 óbitos pela covid-19 não haviam sido informadas desde março, mês de chegada da pandemia em Mato Grosso.   

O que diz a SES 

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, até o momento, não foi notificada sobre a investigado do Ministério Público. Ela vai se pronunciar quando for oficialmente notificada e prestará “todo o esclarecimento necessário ao órgão”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes