MP investiga empreiteira por suspeita de corrupção na gestão Silval

Construtora foi contratada para executar obras de programa de infraestrutura de R$ 1,1 bilhão, marcado por esquemas de propina

Promotor Mauro Zaque (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Ministério Público de Mato Grosso instaurou inquérito civil para investigar a suspeita de atos de corrupção envolvendo agentes públicos e a empreiteira H.L. Construtora LTDA. Trata-se de uma das contratadas para executar obras do programa MT Integrado.

As investigações serão conduzidas pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, que compõe o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público.

Idealizado na gestão do ex-governador Silval Barbosa, o MT Integrado previa obras de asfalto em 44 municípios com investimentos de R$ 1,1 bilhão. O dinheiro foi captado pelo Estado por meio de um empréstimo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Na delação premiada firmada com a Procuradoria Geral da República (PGR), o ex-governador Silval Barbosa afirmou que parte do dinheiro foi desviado para pagamento de propina a deputados estaduais e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que as fiscalizações nas obras não fossem comprometedoras.

As declarações estão em consonância com o que foi dito, também em sede de colaboração premiada, pelo ex-chefe de gabinete Silvio Cézar Corrêa de Araújo, e pelo secretário adjunto de infraestrutura, Valdisio Juliano Viriatto.

Para evitar prejuízo às investigações, o promotor de Justiça Mauro Zaque decretou sigilo nos procedimentos e entendeu que é necessário aguardar a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) conduzido pelo governo do Estado com relação ao ex-secretário adjunto Valdisio Viriato pelas informações relevantes que poderão ser fornecidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem é denunciado após ser flagrado tomando banho nu em pátio de igreja católica
Próximo artigoMulher denuncia vizinha por atropelar sua cadela de propósito