Cuiabá

MP instala inquérito sobre remédios vencidos e pede urgência em informações

Promotor Alexandre Guedes diz que produtos básicos e fundamentais para o serviço do SUS estão em processo descarte, incluindo leite em pó

1 minuto de leitura
MP instala inquérito sobre remédios vencidos e pede urgência em informações
(Foto: Reprodução/Assessoria Câmara de Cuiabá)

O Ministério Público de Mato Grosso instalou inquérito civil, com trâmite de urgência, para apurar falhas que levaram a milhares de remédios vencidos no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).    

Na notificação enviada à secretária Ozenira Félix, o promotor de Justiça, Alexandre Guedes, requer que sejam informados os motivos do vencimento de “medicamento básico e fundamental” para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ele cita como exemplo “amoxicilina, ibuprufenoritalina, anestésicos, dipirona, paracetamol, mais uma infinidade e até leite em pó. Centenas de medicamentos, em processo de descarte”. 

A portaria foi publicada no dia 5 deste mês, com prazo de cinco para resposta pela Secretaria de Saúde de Cuiabá. Na semana passada, a secretária Ozenira afirmou em entrevista que o levantamento de quantas unidades de medicamento e quanto em valor foram perdidos estava na fase de conclusão. 

Segundo ela, o “prejuízo significativo” para os cofres públicos soma lotes de medicamentos com validade expirada em 2016. Haveria quantidades perdidas anualmente desde então, problema antecederia aos serviços da administradora Norge Pharma.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes