MP Eleitoral investiga vereadora de Cuiabá por ato de filiação na UFMT

Filiada ao PT, Edna Sampaio ainda teria promovido uma espécie de campanha antecipada pela eleição do ex-presidente Lula de volta ao cargo

(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A Procuradoria Regional Eleitoral de Mato Grosso instaurou procedimento para investigar um ato de filiação promovido pela vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

De acordo com a denúncia, ato teria ocorrido na semana passada, próximo ao restaurante universitário (RU). Na ocasião, a vereadora ainda teria promovido uma espécie de campanha antecipada pela eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, novamente ao cargo de presidente da República. 

Edna Sampaio é pré-candidata a deputada estadual nas eleições deste ano e teria usado o slogan “Lula lá e Edna cá”. 

O Ministério Público Eleitoral informou que as investigações têm prazo de 30 dias, mas podem ser prorrogadas por 90 dias.

O que diz a vereadora?

Em nota encaminhada ao LIVRE, a vereadora Edna Sampaio negou ter convocado ou participado de um ato de filiação dentro do campus da UFMT.

A parlamentar defendeu, todavia, que “universidades são, por excelência, espaços de livre circulação de ideias e divulgação dos pensamentos”. Sustentou ainda que “o Supremo Tribunal Federal por unanimidade assegurou essa liberdade na ADPF 548”.

Com base neste argumento, Edna Sampaio afirmou inexistir, portanto, “materialidade de ilícito apta a ensejar qualquer investigação nesse sentido, sendo afirmações em outro sentido, tentativas de criar narrativas de criminalização do legítimo direito da esquerda fazer política”.

(Matéria atualizada às 16h39)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCompra de vaga no TCE: procurador pede arquivamento de ação contra Maggi
Próximo artigoBolsonaro recebe comenda Filinto Müller