Motoristas de uma empresa de ônibus de Cuiabá paralisaram os trabalhos hoje (6). A suspensão atinge 25% da frota total do transporte público e ao menos 5 linhas estão fora de circulação.
As informações iniciais, ainda não confirmadas pela AMTU (Associação Mato-grossense de Transporte Urbano), são de paralisação das linhas 103 (Cidade Verde/Residencial Rios de Cuiabá), 314 (Bela Vista/Fiemtec), 508 (Osmar Cabral/Praça Bispo Dom José), 517 (São Sebastião/Praça Bispo Dom José) e 711 (Pedra 90/Praça Alencastro).
Os itinerários são realizados pela empresa Caribus. Os funcionários cobram o pagamento de benefícios supostamente atrasados, como ticket de alimentação. A empresa ainda não se manifestou.
A paralisação começou nas primeiras horas de hoje (6). Os funcionários dizem que irão continuam com a manifestação até que a empresa dê uma data para pagar os benefícios.
O que diz a empresa?
Em nota, a Caribus reconhece as dívidas cobradas pelos motoristas e diz que está em atraso por falta de pagamento da Prefeitura de Cuiabá. Não são mencionados os valores em aberto.
“A Caribus reconhece a legítima insatisfação dos funcionários e esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá”, diz trecho.
Leia a íntegra da nota:
A empresa Caribus vem a público para abordar a paralisação dos serviços de transporte público realizada pelos trabalhadores em Cuiabá na manhã de segunda-feira, 6 de novembro, de maneira clara e direta:
– Pedimos desculpas à população de Cuiabá pelo transtorno causado pela falta de transporte público neste 6 de novembro. Reconhecemos justa a paralisação e estamos fazendo esforços para encontrar uma solução.
– A Caribus reconhece a legítima insatisfação dos funcionários e esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá.
– Entendemos que a administração municipal possui obrigações contratuais relacionadas a esses repasses, e a ausência desses pagamentos afetou nossa capacidade de cumprir nossos compromissos contratuais.
– A Caribus reitera seu compromisso em relação ao pagamento dos benefícios e tem feito todos os esforços possíveis, apesar dos desafios financeiros causados pelos repasses insuficientes da Prefeitura de Cuiabá.
– Reconhecemos a legitimidade das dívidas pendentes e estamos ativamente engajados em buscar um diálogo construtivo com a administração municipal e outras autoridades para resolver esse impasse financeiro por meio de reuniões e negociações.
– Estamos determinados a encontrar os recursos devidos de acordo com os contratos estabelecidos com a administração municipal, a fim de assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público em Cuiabá.
– Pedimos a compreensão de todos os envolvidos e reforçamos nossa disposição em colaborar com todas as partes para restaurar eficientemente os serviços de transporte público.
– Agradecemos a compreensão de todos e acreditamos que, por meio de esforços conjuntos e um diálogo construtivo, poderemos superar essa desafiadora situação.
(Reportagem atualizada às 13h para acréscimo de informação)