Cidades

Rebelião teria sido motivada por retirada de água e ventiladores das celas

2 minutos de leitura
Rebelião teria sido motivada por retirada de água e ventiladores das celas

Lázaro Borges e Karina Cabral

A retirada de água, de ventiladores e de aparelhos de som e TV, teriam sido os motivos que levaram os detentos a iniciar o motim na Penitenciária Central do Estado (PCE), nesta terça-feira (20). A informações foi repassada ao LIVRE por familiares dos detentos que estão na porta do presídio. A situação dentro da penitenciária estaria “pacificada”.

Saiba mais:
Presos fazem motim na Penitenciária Central; uma morte é confirmada
Última grande rebelião em MT deixou cinco mortos em Sinop 

Conforme os familiares, que não quiseram se identificar por temerem represálias, a direção do presídio começou a limitar o número de ventiladores e baldes de água dentro das celas, o que causou revolta nos detentos, visto que as celas estariam superlotadas.

Cada cela tem um cano, por onde sai água por cinco, ou 10, minutos, duas vezes por dia. Essa água é usada pelos detentos para beber e tomar banho. Por causa da restrição, segundo os familiares, os presidiários resolveram realizar o motim.

Aviso para os presos

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen), João Batista, está dentro da PCE e ainda não pôde fornecer informações oficiais sobre as causas do motim e o número de feridos.

Porém, segundo os familiares, apenas no Raio 03 teriam ao menos 43 feridos, a maior parte atingidos por balas de borracha.

A morte de um dos detentos já foi confirmada. Policiais da Rotam disseram que a execução foi realizada pelos próprios detentos, porém, os familiares que estão em frente à PCE, afirmaram que teriam sido os agentes e que o presidiário teria sido morto por balas.

O Centro de Referências de Direitos Humanos, representado pela coordenadora Letícia Prado, está no local. Ela informou que a entidade foi acionada para averiguar se está acontecendo violação efetiva dos direitos humanos dentro da unidade. Tanto o Centro de Referências, quanto os familiares, estão no portão do presídio sem conseguir informações.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes