Com a proposta de difundir produções cinematográficas independes do circuito comercial, a Mostra Sesc de Cinema chega a mais uma edição e nesta terça e quarta feira (10 e 11), celebra os mato-grossenses nas telonas do Sesc Arsenal, em Cuiabá. As exibições acontecem a partir das 19h, com entrada gratuita e retirada de ingressos a partir das 18h.

Dez curtas-metragens produzidos no Estado, entre ficção, documentário e vídeo-arte, concorrem a participação na etapa nacional, que contempla produções e lança artistas de diversas regiões do Brasil, em exibições e premiações, no segundo semestre de 2018.

Já nesta etapa estadual, os mato-grossenses também serão certificados em melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco e montagem, além da premiação com contrato de licenciamento para exibição pública.

“A curadoria estadual já escolheu os filmes que receberão as premiações na quarta-feira, depois das exibições a faremos uma cerimônia de entrega de prêmios e certificados. Não necessariamente os filmes que vão concorrer na etapa nacional são os filmes que concorrem a premiação, são independentes”, explica Fernanda Solon, analista de Programas Sociais em Cinema do Sesc.

Nesta terça-feira, as exibições terminam dando início a um bate-papo com alguns dos diretores e diretoras dos filmes inscritos. A maioria trazendo temáticas, histórias e cenários cuiabanos e mato-grossense, alguns deles circulam festivais no Brasil e no mundo, após terem seus roteiros contempladas pelo Box de Curtas, projeto que movimentou o setor em 2017 como fruto da união de realizadores do Estado.

Para participar das conversas e exibições, é só retirar os ingressos com antecedência e se acomodar nas poltronas do Cinema do Sesc Arsenal. Confira a programação completa:

 10 DE ABRIL 

Primeiros Passos
24min08 | 2017 | Guiratinga/Mato Grosso | Livre

SINOPSE
As reflexões de Egberto sobre o seu passado ainda são a tormenta de sua alma. Ele, que teve que enfrentar a dificil realidade da vida, quando sua namorada engravidou e não queria a criança, agora contempla as lembranças do passado e vive seu momento de solidão e dúvidas. No entanto, em meio ao caos ele encontra forças para seguir em frente.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Anthónio Alvez
Roteiro: Anthónio Alvez

Réquiem para Flores
7min30 | 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | Livre

SINOPSE
Foi concebido originalmente como Contrata-se um Justiceiro, livremente inspirado em uma peça de um ato de Paulo Sacaldassy. No filme original, o Justiceiro encontra a personagem da morte. Tratava-se de um projeto de orçamento zero, sem custo algum, onde todos que trabalhavam no projeto com exceção de Anderson Flores e Victória Tapajós, foram contados pelo facebook poucos dias antes da gravação, O curta-metragem com sua montagem inicial foi engavetado. Anderson Flores nos deixou. Hoje, quando outros valores, respeito e saudades descem em forma de justiça, com alguém que merece memória, sim, por mais sórdido que possa parecer. O curta-metragem se transformou. A primeira montagem foi descartada. Levanta, corta, sincroniza e coloca trilha. Ele encontra a morte. Para sempre vivo nas artes visuais de Mato Grosso.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Caio Ribeiro
Roteiro: Adaptação de Caio Ribeiro e Giovanni Ojeda de obra de Paulo Sacaldassy

Benedito Que Subia: Do Profano Ao Divino
25min | 2016 | Cuiabá/Mato Grosso | 14 anos

SINOPSE
O filme aborda as questões da 2º maior festa religiosa do mundo em horaria a São Benedito que acontece na cidade de Cuiabá. Mas nem sempre foi assim, pois no século 18, a festa a São Benedito era exclusivamente realizada por negros, de maioria escravos, e representava imensa beleza e riqueza da cultura de origem africana. Com o passar dos anos a festa tornou-se popular principalmente entre pessoas de origem humilde, isso fez com que a alta sociedade branca da época se apropriasse do festejo ao Santo Negro. Porém, no final do século 20, veio então à intervenção da igreja que não aceitava mais a dicotomia da festa entre negros pobres e brancos ricos.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Documentário
Direção: IzisN
Roteiro: IzisN

Abecedário – Encontros e Desencontros nas Letras Mato-Grossenses
29min59 | 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | Livre

SINOPSE
Abecedário. Tradição? Vanguarda? A memória da Academia Mato-grossense de Letras: a linguagem cultuada e popularizada há quase 100 anos. Aqui, através destas memórias, também se conta a história das letras em Mato Grosso para além da instituição. Os encontros e os desencontros que resinificaram o alfabeto português no centro da America do sul e formaram outra coisa, um outro abecedário.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Documentário
Direção: Jonathan Cesar
Roteiro: Jonathan Cesar

Teodora Quer Dançar
22min29 | 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | 12 anos

SINOPSE
Um jovem bem-sucedido desestrutura a sua carreira ao se apaixonar por uma mulher misteriosa e buscar um amor que ele nunca poderá viver.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Samantha Col Debella
Roteiro: Samantha Col Debella

 11 DE ABRIL 

Confirmou Presença
26min | 2016 | Cuiabá/Mato Grosso | Livre

SINOPSE
Confirmou presença é um documentário que aborda temas da atualidade que envolvem o universo de jovens em suas buscas por inclusão e liberdade, cidadania e participação na vida comunitária. Dois episódios históricos da cidade de Cuiabá, duas mobilizações iniciadas por jovens, serão contadas através de pesquisas e recortes em arquivos sobre os fatos e depoimentos de diversos segmentos da sociedade, desde especialistas, aos jovens ativistas e também o público comum alheio a estes movimentos, porém que de alguma forma foram beneficiados pelos resultados destas ações, que iniciaram-se através da internet tomaram proporções significativas, envolvendo o poder público nas resoluções de suas reivindicações. O documentário retrata a juventude brasileira em seu aspecto de luta por causas sociais e a velocidade em que a internet transforma estas aspirações em verdadeiras ações de mobilização social.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Documentário
Direção: Caru Roelis
Roteiro: Jorge Antônio

Aquele Disco da Gal
26min | 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | 12 anos

SINOPSE
Aquele disco da Gal apresenta a história da convivência entre Henrique e Nathalia, pai e filha, que ficam juntos no apartamento da família depois que a mãe, Mariana, decide sair de casa para morar com Bia, com quem já mantinha relação amorosa há algum tempo.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Juliana Curvo e Diego Baraldi
Roteiro: Juliana Curvo e Diego Baraldi

Juba
18min50| 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | Livre

SINOPSE
Juba é uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá. Em uma dessas raras oportunidades que a vida oferece, Juba e seus companheiros de trabalho recebem uma proposta irrecusável. Porém, mesmo com tudo combinado, alguns detalhes do seu complexo cotidiano tornam a decisão mais difícil do que parece. O filme mostra, de maneira intimista, simples e despretensiosa, como os sonhos e a própria vida se misturam e se é possível que a arte sobreviva à realidade.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Severino Neto e Rafael de Carvalho
Roteiro: Severino Neto

Sua vida é você quem faz
15min | 2015 | Cuiabá/Mato Grosso | 14 anos

SINOPSE
Como tantos outros jovens pais, Gonçalino é um homem com poucas possibilidades. Desempregado e cercado pela violência que ronda as cidades, ainda assim tem esperança de poder dar uma vida mais digna à sua família. Após uma noite de bebedeira, o acaso lhe apresenta uma oportunidade de chegar em casa com algum dinheiro e limpar um pouco a sua barra. Agora Gonçalino precisa tomar uma decisão: Ir pelo caminho correto e mais difícil, ou tomar um atalho!? Afinal “sua vida é você quem faz”.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: João Carlos Ferreira Bertoli
Roteiro: João Carlos Ferreira Bertoli

A Gente Nasce Só de Mãe
18min16 | 2017 | Cuiabá/Mato Grosso | 12 anos

SINOPSE
Inspirando em uma história real, “A Gente Nasce Só de Mãe” narra à história de Emilly Barbosa, uma garota de 17 anos vivendo em situação precária com seus dois irmãos menores e o seu filho recém-nascido na periferia da cidade de Várzea Grande. Desde que Maria Helena Barbosa, sua mãe, foi morar com novo namorado, a pobreza agrava e um corte de energia incita uma enorme tragédia.

FICHA TÉCNICA
Categoria: Ficção
Direção: Caru Roelis
Roteiro: Caru Roelis

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes