Variedades

Mostra audiovisual universitária exibe mais de 60 produções na UFMT

4 minutos de leitura
Mostra audiovisual universitária exibe mais de 60 produções na UFMT
Exibido anteriormente no Festival de Gramado, Majur será exibido nesta segunda-feira (15)

Ao todo 61 curtas-metragens de várias regiões do país, um filme argentino e outro chileno integram a programação da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, que ocorre até o dia 20, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso. Além das exibições de filmes, haverá debates e oficinas.

De acordo com a assessoria do evento, Mato Grosso tem representatividade garantida com 15 dos 61 curtas que concorrem na mostra competitiva. A abertura será nesta segunda-feira (15), às 19h30, no auditório do Centro Cultural e contará com apresentação do grupo Comadança, que encena a performance “Vos”. Além da entrada gratuita, a pipoca é na faixa. Vale ressaltar, a classificação indicativa é de 16 anos.

A partir de terça-feira e até a próxima sexta (19) as exibições acontecem em duas sessões: às 17h e 19h30. Entre uma sessão e outra, acontecerão apresentações artístico-culturais: Slam do Capim Xeroso, performances do Grupo Atro, do projeto Cena Livre de Teatro, do Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso e dos artistas Azuila, Caio Ribeiro, Edilaine Duarte e Corai Fiorini. No sábado, último dia da Mostra, onde serão conhecidos os vencedores da MAUAL, a sessão acontece apenas às 19h e será precedida do pocket show de Laura Paschoalick.

A programação completa pode ser conferida no site oficial da Maual: www.mostrauniversitariaufmt.com

Debates

Além da projeção de curtas e das apresentações artístico-culturais, a MAUAL manterá a tradição das conversas sobre os curtas exibidos. Os debates acontecerão sempre no dia seguinte às exibições, às 10h30, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. No sábado, a conversa sobre os filmes exibidos na noite de sexta acontecerá às 17h.

Oficinas

Outra atividade esperada da Mostra são as oficinas audiovisuais, que já tiveram início da semana de 09 de outubro, com Valéria del Cueto, que compartilhou com os participantes da oficina conhecimentos sobre acervos audiovisuais digitais e realização independente.

De 17 a 19 de outubro, pela manhã, acontecerá a Oficina de Crítica Cinematográfica, com Aline Wendpap. Entre 18 e 19, no período da tarde, o destaque é a Oficina de Introdução à Trilha Sonora para Cinema, com Sérgio Chiavazzoli, músico de Oswaldo Montenegro e Gilberto Gil. Para participar das oficinas é necessário fazer a inscrição através do facebook /coxipones.

Reunião de cineclubistas

Outro destaque da programação da MAUAL 2018 é a Reunião de Ações Cineclubistas Universitárias e Independentes, acontecerá entre terça e quarta-feira na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. A reunião promoverá o encontro e o compartilhamento de experiências de pessoas que desenvolvem ações cineclubistas de perfis heterogêneos (envolvendo atividades de difusão, debate, crítica, pesquisa e realização audiovisual) em diferentes locais de Mato Grosso.  O objetivo é intercambiar ideias e integrar ações em torno de um circuito cineclubista universitário e independente.

Para a seleção dos filmes exibidos na mostra competitiva da MAUAL 2018, a Comissão Organizadora da Mostra convidou uma Comissão de Seleção formada pela pesquisadora e curadora de atividades cineclubistas Ana Maria Souza, pelos professores do Curso de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT Letícia Capanema e Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, pela estudante do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT, Gabriela Ritterbusch e pelo produtor cultural do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT Leonardo Alexandre Santiago. Foram selecionados filmes nas modalidades universitária e independente, sendo que cada modalidade subdivide-se em três categorias: documentário, experimental e ficção.

Os curtas exibidos na Mostra Competitiva concorrem ao Troféu da MAUAL pelo júri oficial e popular. Integram o júri oficial da MAUAL o realizador e técnico audiovisual do Campus UFMT em Barra do Garças Cristiano Costa, a estudante do curso de Cinema & Audiovisual da UFMT Larissa Canavarros, os realizadores e pesquisadores de cinema Leonardo Esteves e Maria Thereza Azevedo, além da realizadora audiovisual Valéria del Cueto.

Diversidade

Além dos curtas argentino e chileno, entre os selecionados do Brasil há 25 filmes oriundos da região Sudeste, 19 da região Centro-Oeste, 8 da região Nordeste, 6 da região Sul e 1 da região Norte. Para a mostra competitiva foram selecionados 31 curtas na modalidade Universitária (sendo 10 documentários, 5 experimentais e 16 ficções) e 30 curtas na modalidade Independente (sendo 6 documentários, 7 experimentais e 17 ficções).

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 17ª MAUAL conta com a parceria dos cursos do SEBRAE Mato Grosso, dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, do projeto ComunicArte UFMT e da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE). As atividades relacionadas à MAUAL integram a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e a Agenda Cuiabá Tricentenária da PROCEV/UFMT.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes