Negócios

Morte de Marielle: deputados europeus pedem suspensão de negociação com Mercosul

1 minuto de leitura
Morte de Marielle: deputados europeus pedem suspensão de negociação com Mercosul

Diante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) deputados europeus pediram nesta quinta-feira (15) a suspensão das negociações com o Mercosul. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o partido espanhol Podemos enviou uma carta para a Comissão Europeia exigindo que bloco “condene” o assassinato da parlamentar, eleita democraticamente com 46 mil votos, a 5ª mais votada daquele Estado.

Na carta o partido pede ainda que as autoridades em Bruxelas, na Bélgica, suspendam imediatamente as negociações comerciais para fechar um acordo de livre comércio entre a Europa e o Mercosul, que inclui o Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Além do Podemos espanhol, o pedido foi endossado por outros grupos do Parlamento Europeu, somando 52 euro deputados que constituem a Esquerda Europeia Unida. “Pedimos para a Comissão uma suspensão imediata das negociações com o Mercosul até que haja o fim da violência e intimidação contra a oposição política e defensores de direitos humanos”, declararam os partidos da aliança de esquerda.

No último domingo (11), o presidente Michel Temer havia afirmado durante reunião no Chile que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia estava prestes a ser firmado, após 19 anos de tratativas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes