Esportes

Monstar: quatro atletas de MT são selecionados para o maior festival fitness da América do Sul

Seletivas foram "matadoras" e os classificados precisam manter o foco porque a competição promete ser desafiadora

4 minutos de leitura
Monstar: quatro atletas de MT são selecionados para o maior festival fitness da América do Sul

A atleta cuiabana Vanessa Azevedo, 28 anos, está em um grupo de superestrelas que farão parte das provas individuais do maior evento fitness da América do Sul, o Monstar Games, realizado nos dias 9,10,11 de setembro na cidade de Goiânia (GO).

Além dela, apenas outros 3 concorrentes de Mato Grosso conseguiram passar pela seletiva, que envolveu esportistas de toda América do Sul e chegou ao final da “peneirada” com 160 nomes, sendo 20 para cada categoria – Elite, RX, Amador e Scaled – com subdivisões entre masculino e feminino.

Entre os nomes de Mato Grosso aparece, na categoria RX, Larissa Loise Benites, de Rondonópolis. Já na amador, aparece Vanessa e Pedro Augusto Lima. E na scaled, Wanderson Campos Cordeiro, de Sinop.

O esporte – assim como o Bombril/espoja de aço – se popularizou com o nome da marca Crossfit e é considerado relativamente “jovem”, o que influencia diretamente na captação de investidores.

Sendo assim, os atletas precisam usar suas economias, fazer rifas e promover eventos para conseguir pagar os custos da viagem e da inscrição, que se aproxima dos R$ 400.

A batalha

No caso de Vanessa, ela está fazendo rifa de produtos esportivos e vai, junto com os amigos, promover um Arraial no box onde treina, o B.Box, no Coxipó. Mesmo assim, ela não desconsidera a possibilidade de ter que investir recursos do próprio bolso, como tem feito desde que decidiu seguir o caminho da profissionalização, há 4 anos.

A atleta, que é profissional liberal e vendedora de malhas de ginástica, conta que sempre teve proximidade com outros esportes, mas se afastou quando entrou na faculdade.

Então, a convite de uma amiga, resolveu fazer uma aula experimental e não parou mais. Hoje, ela tenta manter o que considera seu diferencial na competição, o desempenho nas provas de força, e trabalha para melhorar o fôlego, além de insistir no que avalia ser seu ponto fraco, as provas de ginástica.

Para quem não sabe, os jogos fitness envolvem provas de ginástica, levantamento de peso e condicionamento físico. É uma modalidade que carrega uma certa complexidade e está ganhando praticantes e eventos em todo país.

Aos que se encantam e optam por ser profissionais, os obstáculos são muitos e incluem o tempo de treinamento e custos para manutenção de todo atleta, entre eles cuidados especiais com nutrição, e muita disciplina.

Quem quiser contribuir com a jornada de Vanessa, pode acompanhá-la pelo Instagram: @nehazevedo

A seleção e o evento

Durante as seletivas, a organização do evento passava qual seriam o exercícios e os atletas precisavam fazê-los, gravá-los e colocá-los no YouTube, onde eram avaliados pelo corpo técnico do Monstar Games. Depois de passar pelos jurados, os melhores colocados tiveram a pontuação divulgada e foram convocados para inscrição

Entretanto, vale lembrar que ainda estão abertas as inscrições para as categorias de grupo. Então, ainda há tempo para fazer parte do evento, que reunirá cerca de 1.400 atletas em todas as atividades propostas.

O organizador do evento, Paulo Menezes, fala que grande parte dos atletas são do Rio de Janeiro e São Paulo por conta da quantidade de boxes – espaços para a prática – que estão em funcionamento e pelo fato desses estados terem começado primeiro o processo de formação de atletas. Contudo, ele percebe o crescimento em diversas partes do país e acredita que a expansão tende a continuar por conta das peculiaridades da modalidade, como a atividade em grupo, as variações de exercícios e os desafios constantes.

Para PH, como é conhecido pelos praticantes do esporte, o crescimento do esporte tanto em dimensão espacial como na performance dos atletas também tem exigido dos organizadores de eventos. Na opinião dele, ao longo dos anos, os concorrentes estão com movimentos cada vez mais eficientes, o que demanda de quem elabora as provas mais habilidade para tirar o competidor da zona de conforto.

Este ano, o organizador assegura que o Monstar Games virá com muitas novidades como uma melhor divulgação ao vivo das provas para quem fica em casa torcendo e outras atividades como Beach Tennis e LPO (levantamento de peso olímpico).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes