Variedades

Misc recebe programação em homenagem a Tereza de Benguela a partir desta sexta

3 minutos de leitura
Misc recebe programação em homenagem a Tereza de Benguela a partir desta sexta

Recém-aberto após reforma, o Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) celebra o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e a mato-grossense Tereza de Benguela com arte visual, oficinas e apresentações culturais voltadas para a divulgação da cultura afro-brasileira e feminina. O mês também é marcado pela 4ª edição do evento Ciranda Crioula no dia 21 de julho, sábado. Todas atividades são gratuitas.

A programação tem início nesta sexta-feira (13), com abertura da exposição “De Benguela, de Cuiabá, do Mundo, Terezas”. Na data, as três artistas que assinam as obras também ministram uma Oficina de Turbante, às 16 horas, enquanto o bailarino Cristovão Luiz, do grupo Ayoluwá, realiza Oficina de Dança Afro, no mesmo horário.

Organizada por Érica Sales, Isis de Castro e Gilda Portella, a mostra exibe obras de Gilda Portella, Meg Marinho e Paty Wolff. Mulheres que retratam outras mulheres, sensibilizando os olhares pela arte. Obras que registram o universo infanto-juvenil e de mulheres negras anônimas, além do cotidiano das artistas ou da história brasileira e mato-grossense.

Gilda Portella

“Terezas” que personificam alegrias, dores, lutas, esperança e reflexões sobre a negritude, além de nuances culturais da matriz africana, vetores do universo feminino negro, suas raízes profundas e condutoras da história e cultura mato-grossense.

No dia 21 de julho, sábado, o Misc será tomado por painting art, de Patty Wolff e exposição Heroínas Negras, do Coletivo Negro da UFMT. Das 16h às 21h, o espaço recebe apresentação de Instituições Representativas e representantes dos movimentos sociais, Roda de Afoxé com o grupo Aguerê e lançamento do livro Pérolas Negras, de Silviane Ramos.

No Palco Dona Francisca, que será montado no local, terá performance e sarau de poesias afro-mato-grossenses com Lupita Amorim Sarau, Edilaine Duarte, Claudio Benassi, Lindalva Alves, Luana Soares, Luiz Renato, Maria Clara Bertúlio, Silviane Ramos, Talita Gonçalves, Tereza Helena. Tudo mediado por Antonieta Luisa Costa e Gonçalina Eva Almeida de Santana.

Erica Salles e Isis Castro também comandam Ciranda Umbigada e o Grupo Cultural Tambores da Jurema Axé e Dendê apresenta Cântico e Dança Sagrada. E a Roda de Capoeira agita com Aruandê e Mestre Borracha, enquanto a artesã Sonia Aparecida comercializa suas Mandalas e Orixás e Regina Cancio as Bonecas Negras Abayomi.

E no dia 25, quinta-feira, ainda tem Exposição de Fotografia Ciranda e Terezas Cuiabanas com Isla Castro e João Almeida. A programação é realizada pelo grupo Ciranda Crioula em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha e Teresa de Benguela

O Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. A data foi institucionalizada em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. No Brasil, a data homenageia a importante líder quilombola do século XVIII, Tereza de Benguela.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes