Ministério dos Transportes diz que obras da ferrovia Fico começam em agosto

Trecho de 383 km ligará o município de Mara Rosa (GO) ao de Água Boa (MT) com investimento previsto em R$ 8,7 bilhões

Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

O ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes, disse que a obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) deve começar em agosto, com outorga à empresa Vale. Os serviços são do trecho que liga o município de Mara Rosa (GO) ao de Água Boa (745 km de Cuiabá). 

Segundo ele, os trabalhos no trecho de 383 km serão lançados com outorga concedida para a obra da estrada de ferro entre Vitória e Minas Gerais. A outorga da Vale foi aprovada em dezembro de 2020 por mais 30 anos. O projeto da Fico entrou com investimento previsto em R$ 8,7 bilhões. 

“[A obra] vai ligar a Ferrovia do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, ligando Água Boa a Mara Rosa. A Vale vai pagar sua outorga fazendo uma obra, ela vai pagar uma obrigação de pagar com uma obrigação de fazer, ela vai entregar uma ferrovia pronta”, disse. 

O Instituto Brasileiro e Recursos Naturais (Ibama) já concedeu a nova licença de instalação da Fico. Os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com altura superior a 20 metros, que estavam previstos para os quilômetros iniciais, para permitir a travessia de animais de um lado ao outro da linha. 

Conforme o ministro Tarcísio, a tendência é que os trilhos da ferrovia sejam estendidos até Lucas do Rio Verde (384 km de Cuiabá), já numa fase menos burocrática de concessões, por causa das obras que estão prontas. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMT insere 36 perfis genéticos de familiares de desaparecidos em banco nacional
Próximo artigoRodoanel: União e Estado retomam obra para melhorar trânsito em Cuiabá e VG