Negócios

Milho mato-grossense tem participação de 72% do total exportado pelo Brasil em 2018

1 minuto de leitura
Milho mato-grossense tem participação de 72% do total exportado pelo Brasil em 2018
Milho (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), em 2018, as exportações do milho brasileiro encerraram o ano com um volume de 23,54 milhões de toneladas. Mato Grosso foi responsável por 72,01% do volume, exportando 16,96 milhões de toneladas.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), tanto no Brasil, quanto em Mato Grosso, foi observada redução dos embarques do cereal, em 19,50% e 7,23%, respectivamente, se comparado ao que foi visto em 2017.

O Imea informa que tal recuo se deu em decorrência da menor produção na safra 17/18 e das imprevisibilidades quanto ao frete rodoviário, que acabaram por estender a janela de exportação da soja e também pelo aumento no custo de produção.

No entanto, apesar de em 2018 ter-se exportado menos, a valorização do dólar e nas cotações do cereal na Bolsa de Chicago (Cme-Group), colaboraram para melhores preços ofertados ao produtor no mercado externo. Por esse motivo, o relatório do Imea ainda alerta que é importante “analisar os embarques nos primeiros meses de 2019 para dimensionar o desempenho da demanda do cereal de MT na safra 17/18, além de um sinalizador para os preços do mercado interno”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes