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Metade do dobro? 62% dos brasileiros já começou pesquisas de preços para a Black Friday

Levantamento do Reclame Aqui mostra que os consumidores estão ficando mais espertos, segundo especialistas no assunto

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Metade do dobro? 62% dos brasileiros já começou pesquisas de preços para a Black Friday

Tudo pela metade do dobro do preço? Talvez não neste ano. Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui mostrou que 62% dos consumidores já estão fazendo pesquisas para se preparar para as promoções da Black Friday

O levantamento ouviu 2,5 mil consumidores entre 28 de outubro e 4 de novembro. E, para especialistas, mostra que o brasileiro está mais esperto. Além disso, pretende começar as compras já na noite de quinta-feira, ou seja, na véspera da Black Friday, que ocorre no dia 27 de novembro.

Entre tendências e expectativas, a Black Friday de 2020 deve superar as vendas do ano passado. A previsão foi apontada pelo Google com base nas pesquisas dos internautas.

Desde agosto, o volume de buscas por produtos à venda está em patamares mais elevados do que os registrados em 2019. Segundo a companhia, a previsão indica o forte potencial da edição deste ano.

Para se ter uma ideia, categorias como “móveis e decoração”, que foram as campeãs de busca na sexta-feira de ofertas de 2019, estão sendo procuradas de 22% a 51% a mais que no ano passado. E até setores que não registraram picos na Black Friday, como “alimentos e bebidas”, estão com buscas 40% e 23% acima do verificado no ano anterior.

Compras online

“A Black Friday deste ano pode ser a maior da história em termos de volume, de quantidade de pedidos e de crescimento em relação ao ano passado. Também é esperado que tenhamos muitos novos consumidores comprando pela primeira vez em canal digital”.

A fala é do vice-presidente de uma multinacional que desenvolve soluções tecnológicas para comércio eletrônico, Felipe Dellacqua. Segundo ele, em 2020, cerca de 5 milhões de consumidores compraram pela internet pela primeira vez.

De acordo com a Ebit Nielsen, empresa global de medição e análise de dados, as vendas online no país cresceram 47% no primeiro semestre, a maior semestral em duas décadas. É por isso que, para especialistas do setor, o varejo deve apostar as fichas na Black Friday, que já é a segunda data mais importante do ano para o setor, só atrás do Natal.

A previsão da empresa é de que as vendas online da Black Friday 2020 devem crescer 27% em comparação com a data de 2019.

“Com certeza, as pessoas farão compras no varejo físico, mas o digital deve atrair maior volume de compras neste ano porque muitas pessoas estão evitando tumultos e filas em lojas devido ao coronavírus. Além disso, vários estabelecimentos estão com limitação da público. Isso faz com que o canal digital seja a preferência dos consumidores”, crava Felipe.

(Com Assessoria)

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