Negócios

Mesmo com baixa em cinco setores, MT mantém saldo de trabalho positivo

Construção civil e comércio tiveram mais contratações em agosto. Já a educação foi a que mais demitiu, conforme o Novo Caged

1 minuto de leitura
Mesmo com baixa em cinco setores, MT mantém saldo de trabalho positivo
(Foto: Reprodução/Exame)

Mato Grosso criou mais de 3 mil novas vagas de emprego em agosto e manteve o saldo positivo no mercado de trabalho. O Novo Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), divulgado nesta quarta-feira (30), mostra saldo positivo de 0,54% no fechamento do mês. 

No acumulado dos 31 dias, houve entrada de 28.697 pessoas no mercado e a saída de 24.762, deixando um saldo de 3.935 a mais no cálculo entre admitidos e demitidos.

Contudo, houve encolhimento na comparação com julho. Nesse mês, foi registrada abertura de 5 mil novas vagas de trabalho. 

Conforme o balanço Novo Caged, no acumulado do ano, o saldo está em mais de 12 mil empregos, entre janeiro e agosto, mostrando recuperação das demissões no período da pandemia.  

No mês passado, os setores da construção e do comércio foram que mais contrataram. O primeiro assinou carteira de 1.177 trabalhadores e o segundo de 1.169. Juntos, eles responderam por mais da metade de novos empregos. 

Os setores de serviços e informação aparecem logo em seguida, também próximos um do outro, com 970 e 823 vagas, respectivamente. 

Houve encolhimento em cinco setores: educação (252 vagas a menos) administração pública (-37), alojamento e alimentação (-18), arte e cultura (-17), eletricidade e gás (-5) serviços domésticos (-1).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes