Cidades

Mercado aquecido: saiba quais bairros de Cuiabá mais vendem imóveis

Relatório de sindicato do setor aponta aumento nas vendas e os imóveis usados estão ganhando dos novos

2 minutos de leitura
Mercado aquecido: saiba quais bairros de Cuiabá mais vendem imóveis
(Foto: Iphan/Arquivo)

Mercado em alta. Essa é a frase que define o setor de comercialização de imóveis em Cuiabá. A categoria comemora o aumento de 5% nos negócios, entre 2018 e 2019, e espera um ano tão favorável quanto em 2020.

Os dados constam em um relatório divulgado pelo Secovi-MT, sindicato que represente o setor.

O documento serve como referência para os investimentos nas regiões da cidade. Com os índices da movimentação imobiliária é possível, por exemplo, escolher o melhor lugar para abrir determinado negócio.

As regiões Oeste – que engloba, por exemplo, os bairros Santa Rosa, Quilombo e Araés – e Leste – onde ficam o Dom Bosco, Areão, Lixeira e Jardim Itália – computaram o maior número de imóveis comercializados. Foram 2.926 e 2.642, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

As outras regiões somaram 2.978 unidades vendidas. A soma inclui a zona rural.

E apesar do aumento, a entidade registrou queda na comercialização de imóveis novos. O índice caiu de 1.066, há dois anos, para 869 em 2019.

Em contrapartida, o número de imóveis usados comercializados no mesmo período cresceu 8,9%. Passou de 7.047 para 7.677 de um ano para outro.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

No geral, o levantamento mostra um crescimento de 5,07% em unidades comercializadas entre 2018 e 2019. O número aumentou de 8.113, em 2018, para 8.546, no ano passado.

Mas o recorde ainda é de 2015. À época, 10.411 unidades foram vendidas.

“Conseguimos identificar para onde a Capital está crescendo e, assim, contribuir com a infraestrutura de determinada região”, afirma o presidente do Secovi-MT, Marcos Pessoz.

Os valores movimentados pelo setor também tiveram aumento. No ano passado, R$ 2,6 bilhões foram negociados. Um aumento de 1,1% em comparação com o ano anterior.

A expectativa da entidade é que em 2020, com o a retomada do crescimento econômico, a construção civil e a comercialização de imóveis continuem em alta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes