Mato Grosso

Mendes determina extinção da Ceasa; prazo de liquidação é de seis meses

2 minutos de leitura
Mendes determina extinção da Ceasa; prazo de liquidação é de seis meses
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Em decreto que circula no Diário Oficial desta terça-feira (30), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), cumpriu uma de suas promessas de campanha e determinou a extinção da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa). O prazo para conclusão do processo de liquidação é de seis meses.

No decreto, Mendes também já nomeou o atual diretor da instituição, Nivaldo de Almeida Carvalho Junior, como liquidante do processo. Nivaldo é economista e atuou como diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), da qual o próprio governador já foi presidente.

Nos próximos 15 dias, deve ser apresentado um plano de trabalho da liquidação, que conterá o cronograma de atividades, o prazo de execução e a previsão de recursos financeiros necessários.

A Ceasa foi criada em 2013, ainda no governo de Silval Barbosa (sem partido). A instituição era responsável pelo abastecimento de hortifrutigranjeiros no Estado, além de fomentar a comercialização de produtos no atacado e no varejo. Este trabalho agora ficará a cargo da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Na mira de Mendes

A primeira extinção anunciada pelo governador foi da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem). Outras quatro autarquias devem passar pelo mesmo processo e estão sob análise. Se não apresentarem viabilidade técnica e econômica, também serão extintas.

São elas: a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), a Agência de Fomento do Estado (Desenvolve MT), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

A justificativa que o chefe do Poder Executivo utilizou para as extinções está relacionada ao corte de gastos que ele tenta promover desde o início de seu mandato. “Esse trabalho tem como objetivo reduzir o tamanho da máquina pública e torná-la mais eficiente, com os trabalhos sendo realizados dentro das secretarias, sem nenhum tipo de perda para a sociedade”, frisou o governador.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes