Cidades

Memórias póstumas: se eu morrer, o que acontece com meu perfil no Facebook?

5 minutos de leitura
Memórias póstumas: se eu morrer, o que acontece com meu perfil no Facebook?

A questão é complexa e pode soar estranha, mas, em uma sociedade cada vez mais imersa na cultura digital, muitas pessoas se perguntam: o que acontecerá com o meu Facebook se eu falecer? O que poucos sabem, no entanto, é que as configurações da rede social mais acessada no Brasil permitem que o usuário defina o que acontece com sua conta após a morte.

É possível indicar um contato “herdeiro” para cuidar da conta, transformando-a em memorial, ou excluí-la permanentemente da plataforma. Saiba como definir o que acontece com seu perfil no “cemitério virtual”:

Excluir o perfil

“Excluir permanentemente uma conta” quer dizer que não será possível reativá-la. Para isso, alguém deverá entrar na conta e solicitar a exclusão. Mas o que acontece com as informações do perfil?

– O perfil, as fotos, as publicações, os vídeos e todo o conteúdo que você tiver adicionado serão permanentemente excluídos. Ninguém poderá recuperar nada do que você tiver adicionado.

– Não será mais possível usar o Facebook Messenger.

– Também não será possível usar o login do Facebook em aplicativos para os quais você tenha se cadastrado com sua conta do Facebook, como o Spotify ou o Pinterest. Será necessário entrar em contato com os aplicativos e sites para recuperar as contas.

– Algumas informações, como mensagens que você enviou para amigos, poderão ser vistas por eles depois da exclusão da conta. Cópias de mensagens enviadas por você são armazenadas nas caixas de entrada dos amigos.

Passo a passo:

  1. Clique em ícone no canto superior direito de qualquer página do Facebook.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Suas informações do Facebook na coluna da esquerda.
  4. Clique em Exclua sua conta e suas informações e clique em Excluir minha conta.
  5. Insira a senha, clique em Continuar e em Excluir conta.

“Em memória”

De acordo com as informações da Central de Ajuda da rede social, se o perfil da pessoa falecida não for excluído, ele será transformado em memorial automaticamente, depois que o Facebook tomar conhecimento da morte.

A conta memorial será um local onde amigos e familiares poderão se reunir para compartilhar lembranças. Além disso, a transformação ajuda a proteger a conta, impedindo que as pessoas se conectem a ela.

Para isso, alguém deverá solicitar a transformação (veja aqui).

Confira o que acontece quando uma conta é transformada em memorial:

 – A expressão “Em memória de” será exibida ao lado do nome da pessoa em seu perfil;

– Dependendo das configurações de privacidade da conta, os amigos poderão compartilhar lembranças na linha do tempo do memorial;

– O conteúdo que a pessoa compartilhou (por exemplo, fotos e publicações) permanecerá no Facebook e ficará visível para o público com o qual foi compartilhado;

– Os perfis transformados em memorial não são exibidos em espaços públicos, como nas sugestões do recurso “Pessoas que você talvez conheça”, em lembretes de aniversário ou anúncios;

– Ninguém poderá entrar em uma conta transformada em memorial;

– As contas transformadas em memorial que não tiverem um contato herdeiro não poderão ser alteradas;

– As Páginas com um único administrador cuja conta for transformada em memorial serão removidas do Facebook, se a rede receber uma solicitação válida;

No caso da conta memorial, o Facebook também recomenda que o usuário defina um contato herdeiro para que a conta possa ser gerenciada depois de transformada em memorial.

O que o herdeiro pode fazer?

– Escrever uma publicação fixada no seu perfil (por exemplo, para compartilhar uma mensagem final em seu nome ou fornecer informações sobre um serviço de memorial). Caso as configurações da linha do tempo e marcações não permitam que outra pessoa além de você publique em sua linha do tempo, o contato herdeiro não poderá adicionar uma publicação fixada no perfil após transformá-lo em memorial;

– Responder a novas solicitações de amizade (por exemplo, amigos de longa data ou membros da família que ainda não estavam no Facebook);

– Atualizar a foto do perfil e foto da capa;

– Solicitar a remoção da conta;

– Você poderá também permitir que o seu contato herdeiro baixe uma cópia de tudo aquilo que você compartilhou no Facebook. Poderemos conceder recursos adicionais para o contato herdeiro no futuro.

Não será permitido que o contato herdeiro:

– Entre na sua conta.

– Remova ou altere publicações, fotos e outro conteúdo compartilhado anteriormente em sua linha do tempo.

– Leia mensagens.

– Remova amigos ou faça novas solicitações de amizade.

– Adicione um novo contato herdeiro à conta.

Observação: Você deve ter 18 anos ou mais para selecionar um contato herdeiro.

Dica para amigos e familiares

Se você deseja um outro local para compartilhar lembranças do seu ente querido com as pessoas, a conta memorial não é a opção. Criar um grupo talvez seja o ideal!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes