Cidades

Médica e enfermeira pedem demissão após revolta de pacientes contra limite de atendimentos

3 minutos de leitura
Médica e enfermeira pedem demissão após revolta de pacientes contra limite de atendimentos
Foto: Portal Sorriso

Desde que foi inaugurado, há aproximadamente um mês, o posto de saúde do bairro Mario Raiter, em Sorriso (398 Km de Cuiabá), teve três pedidos de demissão por parte de funcionários que trabalhavam por lá. A última foi registrada no início desta semana.

Em menos de um mês, uma médica, uma enfermeira e uma recepcionista se desligaram dos cargos alegando medo do comportamento agressivo demonstrado por alguns pacientes. Indignados com o limite diário de atendimentos no local, moradores da região se exaltaram e se revoltaram contra os profissionais – o que levou aos pedidos de demissão.

O secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, destacou a dificuldade em atrair novos profissionais para o local após essa sequência de fatos.

“Infelizmente não foi só uma vez que pacientes tiveram comportamentos agressivos na Unidade de Saúde Mario Raiter, o que está fazendo com que tenhamos dificuldade com equipe de trabalho. Em apenas 20 dias que a unidade está aberta, tivemos três pedidos de demissão. Estamos preocupados com isso”, disse o secretário durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (22).

Como consequência da saída dos profissionais, o posto de saúde terá sua capacidade de atendimento reduzida. Ainda assim, Marchioro informou que ela permanecerá aberta, porém sem a presença de um médico – que se demitiu.

Segundo Marchioro, quando está em operação normal, são disponibilizadas 14 fichas para atendimento pela manhã e mais 14 na parte da tarde. Além disso, há os casos de emergência. A unidade atende cerca de 100 pacientes por dia. Foi justamente esse limite o estopim para os protestos contra a unidade.

“Por ser uma unidade nova, o posto atende em livre demanda, ou seja, quem chega primeiro é atendido, mas temos que ter o mínimo de organização. Se as pessoas não entenderem que nós precisamos de organização, daqui a pouco não encontraremos mais médicos para trabalhar na unidade. Eu convidei um médico para trabalhar aqui na sexta-feira (19), e ele se negou a ir trabalhar”, comentou o secretário.

Pedido de demissão

O secretário de Saúde Luís Fábio Marchioro explicou que o pedido de demissa da médica, feito ainda no domingo, foi em função do que ele chamou de “falta de paciência”.

“A médica chegou ao limite, infelizmente, eu não esperava que a médica pedisse para sair, foi surpresa para mim também”, lamentou o secretário.

A enfermeira que pediu demissão, na semana anterior, já foi substituída. Também continuam atendendo duas técnicas de enfermagem, uma dentista, um auxiliar de dentista e a zeladora. A recepcionista que pediu demissão, segundo o secretário, deverá ser substituída por outro profissional em breve.

“Essa médica (que pediu demissão) é especialista em saúde da família, e a comunidade do bairro perdeu uma profissional de ponta, carinhosa, atenciosa. Eu lamento o fato, pois a população estava muito bem atendida”, finalizou o secretário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes