17 de abril de 2026 17:27
Negócios

Medeiros solicita envio de sementes da Floresta Amazônica à Europa

Foto de Redação
Redação

O deputado federal por Mato Grosso e líder do Governo de Jair Bolsonaro na Câmara, José Medeiros (Pode), apresentou uma indicação à Presidência da República, nesta segunda-feira (12), que beneficiará o meio ambiente. Mediante as manifestações frenéticas de líderes mundiais quanto a uma preocupação com a preservação da Floresta Amazônica, o parlamentar sugeriu ao Planalto a execução de um plano autorizativo para que sejam enviados estoques de sementes de árvores amazônicas para a Europa.

O intuito, segundo o parlamentar, é a execução de um projeto amplo de reflorestamento mundial. “É salutar que os países europeus tenham esse senso coletivo tão aguçado que se permitam desfocar das questões prioritárias individuais para voltar seus olhos para a política ambiental do Brasil. Então, sugiro uma corrente em prol do reflorestamento com participação do Brasil no envio de sementes para a Noruega, Alemanha e Franca. Esperamos que eles consigam fazer a reposição pelo menos de parte das florestas que destruíram em seus territórios para alcançarem o desenvolvimento atual”, justificou.

A ação de Medeiros ocorre depois de críticas recentes, como a da ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, que questionou a política ambiental brasileira. “A política do governo brasileiro para a Amazônia gera dúvidas sobre a continuação de uma redução sustentável do índice de desmatamento”.

Outro ponto que também causou divergência, desta vez com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, foi quanto à utilização do Fundo da Amazônia. Para o deputado José Medeiros, a preocupação seletiva dos representantes de alguns países causa estranheza.

“De repente a Marina Silva e outros ativistas locais, por algum motivo, ficaram encantados ao ouvirem o discurso desse pessoal. É importante ressaltar, que o atual governo brasileiro já mostrou que tem como norte de suas decisões unicamente o interesse nacional. Creio que a ideia das sementes é a  oportunidade para que eles (europeus) consigam demonstrar ao mundo a preocupação planetária com o meio ambiente. A Noruega tem condições de fazer mais pelo meio ambiente e esperamos isso dela assim que as sementes forem enviadas. Só não enviamos para o Vaticano também porque só possuem uma área 44 hectares. Seria exigir demais e temos bom senso em relação a isso”, disse Medeiros.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

VG Fight Iteec Brasil
EsportesGeral

Iteec Brasil celebra o aniversário de Várzea Grande com evento gratuito de artes marciais

Festival de lutas contará com a disputa de seis cinturões de cinco modalidades diferentes
Geral

​Festival da Pamonha projeta movimentar 40 toneladas de milho e lança concurso inédito em Cuiabá

7ª edição do evento na Comunidade Rio dos Peixes terá premiação para a melhor receita de pamonha doce e salgada; expectativa é de 30 mil visitantes até terça-feira (21)
Crônicas Policiais

PM intercepta carregamento de facção e apreende 42 tabletes de drogas em Primavera do Leste

Suspeitos transportavam “kit variado” de entorpecentes no porta-malas de um HB20; um dos detidos já possui duas passagens pelo mesmo crime
Geral

Hemofilia: diagnóstico precoce é decisivo para evitar danos articulares permanentes

Neste 17 de abril, especialistas reforçam que vigilância deve começar já nos primeiros anos de vida; tratamento requer força-tarefa com oito especialidades