Política

MDB convita Pivetta e não descarta romper com Mauro Mendes

Partido não aceita que o governador defina reeleição nas proximidades das convenções e fará debate com prefeitos em agosto

3 minutos de leitura
MDB convita Pivetta e não descarta romper com Mauro Mendes

A deputada estadual Janaína Riva revelou que o MDB convidou formalmente o vice-governador Otaviano Pivetta a filiar-se ao partido.

A ideia é tê-lo como uma alternativa nas articulações que serão feitas para as eleições de 2022.

“O Pivetta tem mais perfil de gestor e a ideia é mantê-lo como vice-governador. Pela capacidade e experiência, tem nome para ser governador e até senador. Nós estamos trabalhando para isto dentro do MDB”.

A expectativa é que resposta saía até o final deste ano. “O Pivetta disse que só responde em dezembro e nós vamos aguardar. Como a política é dinâmica, pode ser que tenhamos até uma resposta antes disso”, declarou.

Chances de rompimento

A parlamentar ainda revelou que o MDB não assegura ser plenamente favorável à reeleição do governador Mauro Mendes (DEM), mesmo com o partido integrando a base governista.

“O partido não sabe se vai manter a aliança com o Mauro Mendes. Existe um distanciamento dele com o deputado federal Carlos Bezerra e a indefinição do governador de ser candidato ou não. O MDB é um partido com grande número de filiados e que faz política. São muitos filiados e deputados e não podemos deixar o futuro do partido na mão de uma única pessoa”.

Janaina Riva ainda deixou claro que o apoio do MDB não vai aceitar que o governador Mauro Mendes decida pela reeleição nas proximidades das convenções partidárias programadas para agosto conforme a legislação eleitoral.

“Está fora de cogitação permanecer na base aliada e deixar o governador decidir se é candidato ou não somente em junho. Isso está fora de cogitação e é um consenso do MDB”.

Desde que deixou o PDT no segundo semestre de 2020, o vice-governador Otaviano Pivetta é sondado por diversos partidos. Um dos empresários mais bem sucedidos do agronegócio em Mato Grosso, Pivetta também é ex-prefeito de Lucas do Rio Verde (334 km), município que apresenta o melhor Idh (índice de Desenvolvimento Humano de Mato Grosso), conforme as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Discussão interna

Para evitar qualquer rompimento no partido para as eleições de 2022, o MDB já planeja uma ampla reunião com todos os prefeitos do partido em Mato Grosso para discutir as composições políticas e partidárias.

No debate, os prefeitos poderão se manifestar a respeito de permanecer ou não na base de apoio à reeleição do governador Mauro Mendes.

“Em agosto queremos uma reunião com os prefeitos e será primordial para decidir o futuro. Vamos discutir o rumo, se os prefeitos desejam permanecer na base. As alianças políticas são renováveis e o MDB quer sentar e discutir”, explica.

A deputada Janaína Riva nega que o desejo do MDB seja só reivindicar cargos na administração estadual, mas a sobrevivência do partido a partir das eleições de 2022. “Não se discute cargo. Queremos discutir participação política e o fortalecimento do MDB a partir das eleições gerais”, conclui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes