Política

Max Russi acredita que investir em ferrovia vai acelerar produção e desenvolvimento de MT

Cumprindo agenda no Paiaguás, presidente da Assembleia Legislativa participou do lançamento do edital público para construção de Ferrovia Estadual

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Max Russi acredita que investir em ferrovia vai acelerar produção e desenvolvimento de MT
(Foto: Assessoria)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), participou nessa segunda-feira (19) de uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM), no Palácio Paiaguás, para avaliação da apresentação de um edital público para construção da Ferrovia Estadual, que vai ligar os municípios de Rondonópolis à capital Cuiabá e às cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no Norte do Estado, por meio de dois ramais.

Max, que esteve presente na assinatura da ordem de início de serviço para a elaboração de projetos e execução do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, no último sábado (17), com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, onde foi garantido o início dos serviços para a elaboração de projetos e execução da obra conhecida como Rodoanel, aproveitou a oportunidade para pedir que o governo federal agilizasse a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, até Cuiabá para impulsionar o desenvolvimento logístico de Mato Grosso.

“Quando melhoramos a logística de nosso Estado, damos condições ao nosso produtor, aprimoramos a balança comercial do país e damos melhores condições de vida ao nosso povo”, justificou o parlamentar, que ainda no sábado cobrou o ministro Tarcísio mais agilidade do governo federal para a conclusão da Ferronorte.

“Ele nos garantiu que em agosto deste ano, as obras terão início. Precisamos nos conectar aos grandes centros”, avaliou.

A Rumo, responsável pela concessão da ferrovia federal que liga Rondonópolis até o Porto de Santos (SP), já manifestou interesse no projeto, que envolve um trajeto de cerca de 730 quilômetros.

Segundo o governo mato-grossense, o projeto tem previsão de ser concluído em sete anos e deve envolver investimentos da ordem de 12 bilhões de reais. A licitação usará o modelo de regime privado, por meio do qual o investidor assume todo o risco do projeto. A concessão terá prazo de 45 anos de operação.

Desde o ano passado, a Rumo já vinha indicando interesse em participar de uma extensão da malha ferroviária no Mato Grosso, para interligar regiões do Estado à malha federal.

Hoje a concessão da ferrovia que liga Sudeste e Centro-Oeste é da Rumo Logística. São 755 km de extensão, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis.

Em suma, o presidente Max Russi reforçou a parceria integral do Parlamento quanto às ações de melhorias das estradas mato-grossenses, assegurou recursos da Assembleia, como complemento do aporte financeiro, para a efetivação das obras de infraestrutura, parabenizou a união entre os poderes e ressaltou que o estado é o principal produtor de soja no país e primeiro na produção de grãos.

“Investimentos de infraestrutura de ferrovias são essenciais para baixar custos de produtos e aumentar as exportações nacionais”, concluiu o presidente da Assembleia.

(Da Assessoria)

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