Cidades

Mauro reduzirá estrutura do Estado para 15 secretarias e cortará 3 mil cargos – veja lista

Foto de Gabriele Schimanoski
Gabriele Schimanoski

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) anunciou o corte de nove das 24 secretarias do Estado de Mato Grosso, a partir de sua posse, em 2019. A nova estrutura administrativa contará com um total de 15 secretarias de Estado (veja a lista no final do texto). Mauro também deverá exonerar três mil servidores, entre cargos comissionados, contratados e de função gratificada.

Redução de despesas

Conforme assessoria, junto com a comissão de transmissão, o governador eleito passou as últimas semanas estudando e elaborando balanços e relatórios para diagnosticar a real situação de Mato Grosso.

De acordo com Mauro Mendes, a crise financeira na qual o Estado está mergulhado exige uma redução rígida das despesas, pois, o estado tem gasto no mês mais do que arrecada no mesmo mês, acumulando déficits consecutivos que tem engessado e endividado a administração em cifras que superam os bilhões de reais.

“Junto com a equipe de transmissão passamos a identificar onde poderemos reduzir gastos, promover cortes, cortar cargos, fundir secretarias. Tudo visando trazer economia aos cofres públicos para sobrar dinheiro em investir naquilo que é mais urgente ao cidadão. É o primeiro passo para a nossa meta de reequilibrar as finanças do Estado”, declarou.

Mauro garantiu que esses cortes não trarão qualquer prejuízo à população. “Essa redução de despesas visa justamente melhorar a qualidade dos serviços prestados. Os valores economizados no custeio da máquina serão revertidos para que possamos equilibrar o caixa e honrar os compromissos do Estado com os servidores, os fornecedores e com o cidadão mato-grossense”, explicou.

As secretarias extintas/incorporadas são:

1 – Secretaria de Estado de Cidades;
2 – Casa Militar;
3 – Gabinete de Assuntos Estratégicos, cujas funções passarão a ser de atribuição da Casa Civil
4 – Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, cujas funções passarão a ser de atribuição da Casa Civil
5 – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, cujas funções passarão a ser desempenhadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico;
6 – Secretaria de Estado de Planejamento, que será incorporada à Secretaria de Planejamento e Gestão
7 – Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, cujas funções voltarão a ser desempenhadas pela Controladoria Geral do Estado;
8 – Gabinete de Comunicação, que será convertido como secretaria adjunta na Casa Civil;
9 – Gabinete de Governo, cujas funções serão atribuídas à Casa Civil;

Nova estrutura administrativa proposta por Mauro Mendes:

1 – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag
2 – Secretaria de Estado de Justiça- Sejus
3 – Secretaria de Estado de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos – Setasdh
4 – Secretaria de Estado de Educação- Seduc
5 – Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer – Sectel
6 – Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz
7 – Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema
8 – Secretaria de Estado de Segurança Pública
9 – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secitec
10 – Secretaria de Estado de Saúde – SES
11 – Secretaria de Estado de Infraestrutura, Logística e Obras Públicas – Sintra
12 – Casa Civil
13 – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
14 – Controladoria Geral do Estado – CGE
15 – Procuradoria Geral do Estado – PGE

*Com assessoria

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Socorro 36% mais rápido: Parceria entre Samu e Bombeiros amplia atendimentos em MT

Chamadas para 192 e 193 agora são unificadas no Ciosp; sistema garante envio da ambulância mais próxima da ocorrência
inquéritos
Crônicas Policiais

Professor de música e ex-companheira são presos por estupro e pornografia infantil em MT

Suspeito simulava ameaças de facção para obrigar mãe a filmar abusos contra os próprios filhos; polícia busca outras vítimas
Oportunidades

Inscrições abertas: Escolas Técnicas de MT ofertam vagas para Agricultura e Agropecuária

Edital para o segundo semestre de 2026 contempla cidades como Alto Araguaia, Sorriso e Sinop; inscrições são online
Geral

Bombeiros controlam incêndio em silo de soja em fazenda de Pontes e Lacerda

Equipe precisou esvaziar estrutura para extinguir chamas e evitar perda total da carga; ninguém se feriu
21 de abril de 2026 05:44