Mato Grosso

Mauro não terá dificuldade para aprovar decreto de calamidade, dizem deputados

2 minutos de leitura
Mauro não terá dificuldade para aprovar decreto de calamidade, dizem deputados
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O decreto de calamidade financeira que deve ser apresentado pelo governador Mauro Mendes (DEM) não terá dificuldades para aprovação na Assembleia Legislativa, na avaliação de alguns deputados estaduais que participaram da reunião nessa terça-feira (15).

Romoaldo Junior (MDB) disse que essa seria uma saída para a situação do Estado.

“O governador está assustado com os números, porque são piores do que a transição apurou. A receita tem se comportado da mesma forma, mas as dívidas são maiores. Somente na saúde são R$ 450 milhões em restos a pagar, com servidores querendo fazer greve por causa do atraso nos salários. Nenhum hospital regional tem medicamento. E a saúde é prioridade”, analisou Romoaldo. O parlamentar prevê que Mauro envie o decreto para votação ainda nesta semana.

O deputado Leonardo Albuquerque (SD) citou a existência de uma reserva de contingência de cerca de R$ 500 milhões, que poderia ser usada para cobrir despesas do governo. “Conforme lembrou o deputado Zé Domingos (PSD), se usar o recurso contingenciado, não precisaria decretar calamidade. Mas entendo que todo início do governo leva um tempo até arrumar a casa”, disse.

Leonardo prevê uma aprovação tranquila se Mauro continuar dialogando abertamente com os deputados. “Se ele tentar votar a toque de caixa, sem discussão, não vai passar. Mas se demonstrar a necessidade, nenhum deputado vai se negar a ajudar o Estado”, declarou.

Ele destacou a necessidade de verificar o impacto do decreto sobre os municípios e possíveis consequências negativas para o Estado.

A deputada Janaina Riva (MDB) demonstrou preocupação com os impactos do decreto – e disse que irá se informar sobre eventuais consequências sobre as transferências para os municípios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes