Variedades

Mauro Mendes quer desburocratizar a Secretaria de Cultura e promete reabrir museus

3 minutos de leitura
Mauro Mendes quer desburocratizar a Secretaria de Cultura e promete reabrir museus
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Sempre que há novas eleições, artistas e produtores culturais se mobilizam contra uma ameaça que ronda o segmento: a extinção da Secretaria de Estado de Cultura. Em seu plano de governo, Mauro Mendes diz que vai promover a aproximação da classe, fortalecer os sistemas estadual e municipais de cultura, fomentar o setor produtivo e, ainda, simplificar os editais para ampliar a participação dos agentes.

Ainda que com propostas subjetivas, diz que vai reabrir os museus fechados há mais de um ano, um problema que até o momento, o governador Pedro Taques não conseguiu resolver.

[related_news ids=”87192″][/related_news]

De acordo com assessoria de imprensa do candidato, a visão de Mauro Mendes é de que a atual gestão distanciou os artistas da Secretaria e dificultou a execução de projetos culturais importantes para a comunidade. “Caso seja eleito, pretende fazer essa reaproximação e retomar aquilo que mais faltou nos últimos anos, que é dialogar”.

Questionado se é possível que ele interrompa projetos mais bem-sucedidos da gestão de Taques, caso do Circula MT, que promoveu a circulação de artistas por vários municípios e outros locais de difícil acesso, como assentamentos, aldeias e quilombos, Mauro Mendes diz que pretende manter todas as iniciativas que estão dando certo e que produzam resultado.

No entanto, com a abertura de novos editais, pretende facilitar o processo de seleção de projetos além de promover uma interação entre as secretarias de Educação e Cultura.

De acordo com a assessoria, além das propostas elencadas no plano inicial de Governo, Mauro pretende se reunir com a classe durante a campanha para ouvir demandas e construir as melhores alternativas ao setor.

“No plano de governo é citada a desburocratização, em razão de ser esta uma das maiores reclamações da classe. A atual gestão trata os artistas/produtores e fomentadores da cultura como se fossem empresas em busca de licitação, impondo burocracias excessivas e dificuldades ao invés de ter o Estado como um parceiro e entusiasta da classe cultural”.

Sobre uma eventual parceria com a Secretaria de Educação, Mauro aponta a criação de uma rede para identificar e investir na formação artística das crianças e adolescentes dentro das escolas. “É preciso potencializar as aptidões dos jovens e investir em capacitação para transformar a profissão de artista viável, principalmente no viés econômico, fortalecendo e estabilizando a indústria cultural como fonte de emprego e renda”.

Plano de Governo de Mauro Mendes:

  • Reestruturar a Secretaria Estadual de Cultura, com o objetivo de melhorar o acesso, desburocratizar o andamento de processos e fornecendo mecanismo que estimulem o investimento privado para geração de emprego e renda;
  • Consolidar e fortalecer o Conselho Estadual de Cultura;
  • Consolidar a implantação efetiva do Plano e do Sistema Estadual de Cultura;
  • Implantar um programa de apoio a construção e implantação de Planos e Sistemas Municipais de Cultura, objetivando o planejamento estratégico e orgânico, que facilitará a gestão municipal e incentivará o trabalho consorciado em rede, fortalecendo a Cultura em todas as regiões de Mato Grosso;
  • Fomentar o Setor Produtivo da Cultura, incentivando e criando programas de capacitação, produção, distribuição, difusão e intercambio das culturas mato-grossenses, dentro do estado e nas diversas regiões do Brasil;
  • Promover políticas públicas que incentivem todas as manifestações Culturais Populares e de Identidades que representam a formação do povo que compõe o Estado de Mato Grosso, em parceria com as prefeituras;
  • Assegurar o direito à livre expressão artística e a diversidade cultural, preservando o patrimônio cultural como a maior riqueza do povo mato-grossense.
  • Outras ações viáveis sugeridas durante a campanha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes