Mato Grosso

Mauro Mendes empossa secretariado ao som de dupla sertaneja e coroa ato dançando rasqueado; veja fotos

8 minutos de leitura
Mauro Mendes empossa secretariado ao som de dupla sertaneja e coroa ato dançando rasqueado; veja fotos
(Ednilson Aguiar/O Livre)

Último ato de coroação do novo governo. Em meio a uma chuva fina que caía no início da noite desta terça-feira, 1º de janeiro, o governador Mauro Mendes (DEM) chegou à Faculdade de Tecnologia do Senai de Cuiabá para receber as honras militares. Era noite de festa. Ao contrário do discurso na solenidade de posse realizada na Assembleia Legislativa horas antes, ali o momento era de agradecer, falar do futuro e das responsabilidades.

Embalado pela dupla sertaneja Anselmo e Rafael e ao lado da esposa, Virgínia Mendes – que carregou um terço em sua mão esquerda durante todo o evento – e de seus três filhos Ana Carolinne, Luiz Antônio e Maria Luiza, Mauro Mendes deu posse aos 15 secretários que farão parte de sua equipe.

(Ednilson Aguiar/O Livre)

Na cerimônia, que teve início por volta das 20h com um culto ecumênico, o governador discursou por 48 minutos. Ele ressaltou que, assim como seu vice, Otaviano Pivetta (PDT), chegou a Mato Grosso há 37 anos, lembrou da derrota que sofreram na disputa pelo Executivo Estadual em 2010, do apoio ao projeto do antecessor Pedro Taques (PSDB) e os classificou, a si e ao vice, como um exemplo de perseverança.

O democrata também se dirigiu a cada um dos 15 secretários que empossava e falou sobre suas responsabilidades em conduzir o Estado. “Todos têm um papel a cumprir para que o Estado reencontre seu caminho. Nosso maior compromisso é entregar, em quatro anos, um Estado melhor do que estamos recebendo”.

Na oportunidade, Mauro Mendes ainda elencou algumas metas de sua gestão. Dentre elas, o enxugamento da máquina, as ações na área da saúde, a retomada de obras paralisadas como o modal de transporte coletivo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e a criação de uma agenda de desenvolvimento para o Estado.

“Vamos trabalhar com lealdade a Mato Grosso, aos princípios constitucionais da administração pública e aos objetivos e necessidades que o Estado tem. Espero que todos nós saiamos melhores e maiores do que estamos iniciando essa caminhada hoje”, finalizou.

O discurso do vice

Ednilson Aguiar/O Livre

Pivetta, por sua vez, falou por menos de cinco minutos. O pedetista, que estava acompanhado de sua esposa Viviane Kawamoto, também lembrou da derrota para Silval Barbosa há oito anos e assegurou lealdade ao governador.

“Mauro, se eu não estiver ao seu lado, cuidado, pois estarei atrás de você. Vou estar sempre perto, junto, para unirmos nossa energia, experiência e disposição de trabalhar e arrumar caminhos melhores para Mato Grosso”, declarou.

A dança e a homenagem

Por fim, embalados pela voz de Pescuma e Henrique, o governador e primeira-dama dançaram no ritmo de “É bem Mato Grosso” e “A Lua”, dois clássicos da música mato-grossense.

Ao longo da cerimônia, o governador também recebeu uma homenagem dos filhos mais velhos Ana e Luiz, que leram um texto que escreveram exaltando suas qualidades como pai, empresário e gestor.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o desembargador Orlando Perri, representando o Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, o defensor-público-geral, Clodoaldo Queiroz, o deputado estadual Dilmar Dal´Bosco, representando a Assembleia Legislativa, o senador eleito Jayme Campos (DEM) e sua esposa, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), o deputado federal Carlos Bezerra (MDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), e o ex-governador Júlio Campos (DEM).

Os secretários empossados

1 – Alexandre Bustamante – Segurança, Justiça e Direitos Humanos 
Advogado, Alexandre Bustamente trabalhou 30 anos no Departamento de Polícia Federal. Por sete anos, prestou serviços na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso e atualmente é diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá.

2 – Allan Kardec – Cultura, Esportes e Lazer
Deputado estadual reeleito, Allan Kardec também já atuou como vereador por Cuiabá. É graduado em Educação Física, possui especialização em Gestão Educacional e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

3 – Basílio Bezerra Guimarães dos Santos – Secretaria de Gestão e Planejamento
Graduado em Ciências Contábeis, Basílio Bezerra já atuou como gerente financeiro na Polícia Judiciária Civil do Estado, coordenador contábil e superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública e secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Também foi contador- geral do Município de Cuiabá e professor de Finanças Públicas do curso de ciências contábeis das Faculdades Integradas Cândido Rondon. Desde 2017 exerce a função de Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação, bem como a atividade de Perito em Cálculos Extrajudiciais, e é secretário- adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Fazenda.

4 – Cesar Miranda Lima – Desenvolvimento Econômico
Servidor da Assembleia Legislativa, Cesar Miranda Lima atuou como secretário de Governo, de Receita Fazendária e de Saúde de Várzea Grande e também já exerceu o cargo de Secretário de Estado de Meio Ambiente.

5 – Emerson Hayashida – Controladoria Geral do Estado
Formado em Direito e pós-graduado em Direito Público e Gestão Pública, Emerson Hayashida é servidor de carreira da Controladoria Geral do Estado, onde já atuou como coordenador de Auditoria; superintendente de Auditoria e Controle Interno; secretário adjunto de Auditoria; secretário adjunto de Corregedoria Geral; superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle Interno; superintendente de Auditoria e Controle em Aquisições e Apoio Logístico; superintendente de Auditoria Especial e atualmente exerce o cargo de superintendente de Controle em Aquisições e Transferências.

6 – Francisco de Assis da Silva Lopes – Procuradoria Geral do Estado
Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP), Francisco de Assis vive em Cuiabá há 30 anos e atua na Procuradoria Geral do Estado desde 2002.

7 – Gilberto Figueiredo – Saúde
Professor e vereador por Cuiabá, Gilberto Figueiredo foi secretário municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá e atuou como diretor do Sesi/Senai-MT.

8 – Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro – Infraestrutura
Engenheiro, Marcelo Padeiro atuou como secretário de Obras de Cuiabá na gestão de Mauro Mendes, foi secretário- adjunto de Infraestrutura na extinta Secopa e também secretário de obras no governo Dante de Oliveira e na gestão de Roberto França na Prefeitura de Cuiabá.

9 – Marioneide Angelica Kliemaschewsk  – Educação
Graduada em pedagogia, administração de empresas e economia e pós-graduada em recursos humanos e gestão escolar, Marioneide Angelica é servidora efetiva da rede municipal de educação há 29 anos, onde atuou como professora do ensino fundamental e diretora. Também foi secretária municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá.

10 – Mauren Lazaretti – Meio Ambiente
Advogada, Mauren Lazaretti presidiu a Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT) e foi secretária-adjunta de Meio Ambiente do Estado.

11 – Mauro Carvalho – Casa Civil
Empresário, natural de Bauru (SP), Mauro Carvalho se mudou para Mato Grosso há quase 40 anos para trabalhar como trainee na fábrica da Coca-Cola. Em 1989, criou sua própria revendedora de bebidas, que hoje opera em várias cidades de Mato Grosso e do Brasil. Também atua no ramo de energia.

12 – Nilton Borgato – Ciência, Tecnologia e Inovação
Ex-prefeito de Glória D´Oeste, Nilton Borgato já foi secretário municipal em Porto Esperidião, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e assessor especial da vice-governadoria.

13 – Rogério Gallo – Fazenda
Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário e em Direito Público e mestre em Direito Ambiental, Rogério Gallo é procurador do Estado desde 2002. De 2013 a 2016 atuou como procurador-geral do Município de Cuiabá e exerceu interinamente, em diversas ocasiões, o cargo de prefeito da capital. Já foi procurador-geral do Estado e é o atual secretário de Fazenda de Mato Grosso.

14 – Rosamaria Ferreira de Carvalho – Trabalho e Assistência Social
Graduada em Pedagogia e habilitada para o magistério de Filosofia e Sociologia, pós-graduada em Educação em Saúde Pública e Supervisão Escolar, Rosamaria Ferreira atuou como professora, assessora pedagógica na APAE e superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social. Em 2013, foi convidada pela ex-primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, para assumir a coordenação do Programa Siminina, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, ficando à frente das ações até o final do ano de 2016.

15 – Silvano Amaral – Agricultura Familiar
Deputado estadual, Silvano Amaral é membro titular das comissões de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CEFAEO); Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; Saúde Previdência e Assistência Social; Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e Indústria, Comércio e Turismo. Também já atuou como secretário de Finanças e de Governo da Prefeitura de Sinop.

Veja fotos:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes