Mato Grosso

Mauro Mendes assina ordem de serviço para parque tecnológico e defende foco no agronegócio

Obra em Cuiabá tem prazo de 12 meses e custará investimento de R$ 8,7 milhões

2 minutos de leitura
Mauro Mendes assina ordem de serviço para parque tecnológico e defende foco no agronegócio
(Fonte: Seciteci)

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, ao final da manhã desta sexta-feira (15), a ordem de serviço para que seja construído o centro de inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande. O valor da obra é de R$ 8,7 milhões e tem prazo de execução de 12 meses.

A ordem foi dada três anos depois que o projeto foi lançado pelo ex-governador Pedro Taques, mas que não deu prosseguimento por falta de recursos. Dois anos atrás, em 7 de maio de 2018, uma primeira ordem de serviço chegou a ser assinada, com a perspectiva de que também em 12 meses o local estivesse pronto, contudo, nenhum real foi aplicado naquela ocasião.

Dessa vez,o governador garantiu que o recurso está em caixa e pronto para ser aplicado.

Pesquisas em agronegócio

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, explicou que o Estado já conversou com 18 empresas que estão interessadas em se instalar no local.

O governador Mauro Mendes ponderou que o foco do parque tecnológico será pesquisas voltadas para o agronegócio. Ele aposta que o potencial de aumento da produção do Estado em até três vezes o que é hoje deve ser um grande atrativo para as empresas que desenvolvem pesquisas nesta área.

“Durante o período da obra devemos continuar nossa prospecção para atraí-las para Mato Grosso. Aqui temos um grande celeiro de oportunidades para o Estado”.

Mauro também defendeu que a Universidade do Estado de Mato Grosos (Unemat) esteja inserida no parque tecnológico para que desenvolva pesquisas voltadas para o mercado econômico – especificamente o agronegócio.

O governador defendeu ainda que as pesquisas não devem ser meramente acadêmicas – sem um resultado prático. Apesar de dizer considerar esse tipo de estudo importante, julga que a sociedade precisa “perceber que o dinheiro aplicado [na pesquisa em universidades públicas] tragam resultados práticos”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes