Mato Grosso

Mauro flexibiliza quarentena, libera reabertura do comércio, parques e igrejas

Decreto 462 libera municípios para adotar medidas mais flexíveis e isolamento social fica restrito a grupo de risco

2 minutos de leitura
Mauro flexibiliza quarentena, libera reabertura do comércio, parques e igrejas
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) atualizou as regras da quarentena na tarde desta quarta-feira (22). Por meio do decreto 462, o governo estabeleceu novas diretrizes para os órgãos públicos e privados em relação ao combate à pandemia de coronavírus.

A normativa enfatiza o isolamento social para as pessoas dos grupos de risco – como pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e mães que estão amamentando.

Por outro lado, orienta os órgãos públicos e estabelecimentos privados a disponibilizarem locais adequados para a lavagem frequente das mãos com água e sabão, além de álcool em gel 70%.

Mais limpeza

Outra determinação é que haja mais frequência na limpeza e desinfecção de locais que são frequentemente tocados, como pisos, corrimão, maçanetas, banheiros, interruptores, janelas, telefones, teclados de computador, controles remotos, entre outros.

O governo também mantém a orientação para que sejam evitadas as reuniões de trabalho presenciais e que sejam utilizadas, quando possível, as ferramentas tecnológicas.

Aos estabelecimentos comerciais, o governo decreta que haja controle de acesso das pessoas, de modo que seja garantido o distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Uso obrigatório de máscaras

O uso de máscaras passa a ser obrigatório nos estabelecimentos públicos e privados, sendo que a norma do decreto é que pessoas sem a proteção sejam impedidas de adentrar nos locais fechados.

Também para evitar o contágio, a recomendação é que os ambientes permaneçam arejados e com o máximo de ventilação natural.

Atividades religiosas

Para as igrejas e templos religiosos, a determinação é que sejam disponibilizados produtos de higienização das mãos e calçados.

O distanciamento mínimo de 1,5 metro também deverá ser respeitado, além do controle de acesso de pessoas do grupo de risco, inclusive os idosos a partir de 60 anos.

O decreto também determina que não deve haver nenhum tipo de contato físico entre as pessoas, e que as pessoas sem máscaras não devem participar das reuniões e cultos religiosos.

Os templos também terão que comportar apenas 50% da capacidade.

Parques públicos

O decreto também estabelece que os parques públicos poderão ser utilizados, desde que seja respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

O uso de máscaras também será obrigatório.

Recomendação aos municípios

Mauro também flexibilizou as medidas de quarentena para os municípios e afirmou que, enquanto a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI exclusivos para covid-19 for menor que 60% em Mato Grosso, as recomendações a serem adotadas são as contidas no decreto publicado hoje.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes