Política

Mauro diz que desafio de 2020 é usar mais tecnologia e ser eficiente

Governador discursou na abertura do ano legislativo na ALMT

2 minutos de leitura
Mauro diz que desafio de 2020 é usar mais tecnologia e ser eficiente
(Foto: Tchélo Figueiredo / SECOM -MT)

O governador Mauro Mendes (DEM) esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (6) para tratar de alguns temas e afirmar as metas para 2020.

O democrata criticou a baixa eficiência de determinados segmentos do serviço público, e afirma que o desafio do ano é utilizar as novas tecnologias para tornar o Estado mais eficiente.

A sessão, que inicialmente foi marcada pelo governador para prestar contas sobre 2019, acabou se transformando em uma mensagem de “motivação” para este ano.

Mauro preferiu não fazer um discurso de retrospectiva – como muitos esperavam – e se ateve a destacar temas que considera como primordiais para receberem atenção neste exercício.

Foco na eficiência

Sem tocar no tema do desequilíbrio fiscal, que pautou o governo ao longo de todo o ano passado, o democrata agora quer foco em eficiência na prestação do serviço público.

Governador Mauro Mendes acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, em coletiva na manhã desta quinta-feira (6) (Foto: Fablicio Rodrigues/ ALMT)

Mauro citou como exemplo a Educação, que em 2019 teve a greve mais longa da história do Estado – com 75 dias de duração.

O governador chegou a repetir os argumentos que utilizou durante o período da greve, afirmando que apesar do salário médio pago aos professores ser de R$ 5,8 mil, a classificação da educação básica de Mato Grosso se situa em 21º lugar dentre os Estados brasileiros.

Para Mauro, a saída para produção com mais eficiência é o uso da tecnologia. “A educação pública precisa aprender a ser mais eficiente e entregar mais resultados. É isso o que a população cobra: mais eficiência. E, nós, temos que fazer esse debate em 2020”, enfatizou.

Retrospectiva e projeção 

Em relação a 2019, Mauro agradeceu os deputados pela “harmonia” no debate das pautas apresentadas pelo Governo, e pela aprovação de projetos como o Pacto Por Mato Grosso – que dentre outras medidas criou o Novo Fethab – a reinstituição dos incentivos fiscais e a aprovação da 1ª parte da reforma previdenciária, que aumentou de 11% para 14% a alíquota previdenciária.

Quanto à projeção para 2020, Mauro se diz otimista, e afirma que vai ser um ano da “revolução da saúde” e, no qual o Estado vai adotar novas tecnologias para ser mais eficiente.

“Vejo como um ano positivo, vamos entregar muitas obras, modernizar o Estado. Mais do que fazer temos que mudar o rumo de como as coisas são feitas”, enfatiza Mauro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes