Mato Grosso terá apenas 0,71% dos turistas brasileiros na Copa

Com foco na Copa do Mundo da Rússia, a união de diversas comunidades online resultou no inédito Censo do Torcedor Brasileiro

A união de diversas comunidades online resultou no inédito Censo do Torcedor Brasileiro. Com foco na Copa do Mundo da Rússia, o objetivo foi entender a jornada dos milhares de brasileiros que se deslocarão para o país do Leste Europeu para torcer pelo hexa campeonato e acompanhar o Mundial.

Conforme o levantamento, um total de 37% dos torcedores brasileiros sairá de São Paulo. Outros 13% do Distrito Federal e 10% do Rio de Janeiro. De Mato Grosso, partem apenas 0,71% dos entrevistados. A pesquisa online aponta ainda que grande parte dos torcedores chegará à Rússia nos primeiros dias da Copa, sendo que 89% chegará ainda em Junho.

Parte desse menos de 1% do total de turistas brasileiros na copa, a mato-grossense Sissy Hiraga Cambuim optou por assistir o jogo das oitavas de final 2A x 1B, que pode ser Rússia/Egito (por causa do Salah) x Portugal/Espanha.

“Como a única Copa que eu tinha participado presencialmente foi aqui em Cuiabá, foram inúmeras dúvidas para o planejamento. Até porque para este Mundial algumas novidades surgiram, como a necessidade do Fan ID (um documento de identificação do torcedor exigido pelo governo russo para entrar nos jogos)”, contou ao LIVRE.

Ainda conforme Sissy, foi aí que entraram em jogo as redes sociais. “Pesquisei grupos no Facebook e acabei entrando em grupos de Whatsapp de torcedores de todo o país que vão para a Copa. Isso foi fundamental para o planejamento. Meu orçamento pra 5 dias em Moscou ficou em R$ 10 mil. O ingresso mais barato pela Fifa custa 105 dólares”.

Roteiro

Segundo o estudo, a duração média da viagem do torcedor entrevistado é de 15 dias. Apesar da natural concentração da torcida no caminho da seleção brasileira, observa-se que isso ocorre mais na primeira fase do Mundial, com exceção da estreia da Seleção, para a qual apenas 31% irão encarar a viagem, contra 56% que irão ao jogo do Brasil contra a Sérvia, em Moscou, e 61% que irão assistir Brasil x Costa Rica, em São Petersburgo.

O orçamento do torcedor para a empreitada do hexa varia, mas apenas 16% dos pesquisados conseguiu fechar seu orçamento de ingressos, passagens e hospedagens abaixo de R$ 10 mil.

O Censo do Torcedor Brasileiro, idealizado pelos torcedores de Brasília Roberto Braga e Fábio Lacerda, ouviu 432 pessoas entre 26 de maio e 3 de junho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBebê indígena continua em estado grave, mas quadro é estável
Próximo artigoMorre o ator e músico Jackson Odell, de ‘Modern Family’ aos 20 anos