Cidades

Mato Grosso tem mais de 3 mil obras paralisadas, aponta relatório do TCE

Soma dos valores que envolvem os empreendimentos listados chega a R$ 7,4 bilhões

2 minutos de leitura
Mato Grosso tem mais de 3 mil obras paralisadas, aponta relatório do TCE
(Foto: Mayke Toscano/Secom)

Em Mato Grosso, 3.007 obras geridas pelo governo e pelas prefeituras estão paralisadas. É o que aponta um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que lançou um radar com todos os empreendimentos sem conclusão.

Além da perda do serviço já executado e a inexistência do retorno social, as obras paralisadas significam a perda do capital investido. Segundo o TCE, a soma dos valores que envolvem os empreendimentos listados chega a R$ 7,4 bilhões.

A maioria das paralisações são em obras de infraestrutura. São 1,4 mil, ou seja, 34% do total de projetos não concluídos. Em seguida, aparecem as relacionadas à educação. São 753 obras paradas, o que equivale a 25% do total.

A lista do TCE também tem: saúde (12,8%), administração (4%), meio ambiente (3,8%) e turismo (70%).

Imagem Ilustrativa (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

De acordo com o levantamento, as obras foram paralisadas – em sua maioria – por rescisão contratual. Os motivos da quebra no contrato, porém, não foram divulgadas.

Entre os municípios, Rondonópolis é o campeão em número de obras paralisadas: 268, segundo o TCE. Cuiabá (184), Várzea Grande (145), Barra do Garças (73) e Sinop (65) também estão no levantamento.

Informação e discussão

Para o TCE, o radar de obras paralisadas contribui para trazer informação ao cidadão e pautar as discussões dos Poderes Legislativo e Executivo.

“De posse dessas informações a sociedade, os gestores responsáveis, bem como os Poderes Legislativos e Executivo poderão incluir o tema de forma objetiva na discussão, apreciação e aprovação das leis de orçamento (PPA, LOA e LDO)”.

Os dados utilizados estão contidos no banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do TCE. O sistema é alimentado pelas próprias Unidades Gestoras responsáveis por aquele empreendimento, nas diversas fases do processo de contratação e execução da obra (planejamento, licitação, contrato e execução da obra).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes